Capa de EVT decorada pelo Duarte. que acho espectacular! |
No entanto, com 3 anos de idade, manejava o rato do computador com uma eficiência que fazia inveja a muitos adultos. Por isso, quando a educadora me disse que o Duarte deveria frequentar o Infantário a tempo inteiro, porque estava muito atrasado em algumas matérias, como o desenho, eu respondi que não; ou ele haveria de adquirir essa competência com o tempo, ou simplesmente não era dotado nessa área.
Convenhamos... os desenhos que o Duarte fazia eram autênticos gatafunhos! E pior ainda quando há uma irmã mais nova, com imenso talento e interesse, para comparar.
Ele realmente não gostava de desenhar. E todas as vezes que a Letícia desenhava, e nós lhe sugeríamos para fazer também um desenho ele respondia que não queria. Que não gostava. Como sempre tentei respeitar a personalidade dos meus filhos, não insistia. Porém, no 1º ano da escola, o Duarte teve obrigatoriamente que desenhar, tarefa que fazia muito contrariado, mas fazia. E começou a fazer alguns progressos.
Entretanto, a sua paixão pelos Pokemon inspirou-o desenhar Pokemons que ele mesmo inventava; comprei-lhe um caderno, só para esse efeito, que o Duarte encheu de desenhos, do 2º ao 4º ano. Claro que a aprovação dos pares, igualmente interessados nestes bonecos, o motivava imenso. E desta forma, ele praticou a arte do desenho, e desenvolveu a imaginação.
Dentro daquela capa estão desenhos, como este! |
Enquanto para História, ou Inglês,por exemplo, é necessário estudar para saber a matéria, para Educação Visual os alunos, e pais, pensam que não adianta fazer nada. Que é um talento com o qual se nasce, ou não.
Incorrecto! Como eu digo muitas vezes aos meus filhos " a prática é a mãe da perfeição", por isso todos os meninos deveriam fazer desenhos, em casa, como se fosse um T.P.C. .
Que se dediquem a desenhar aqueles temas que mais apreciam, animais, dinossauros, personagens dos desenhos animados, a família. Mas que desenhem.
via |
Até breve!