Construção do Duarte |
Tudo isto começa no 1º ciclo, com os T.P.C's. A partir do 5º ano os professores começam a atribuir trabalhos de grupo, que devem ser feitos pós horário escolar. As crianças juntam-se na casa de algum deles, fazem o trabalho, e apresentam-no posteriormente aos professores, e colegas.
Se um professor atribui um determinado trabalho, é porque sabe que as crianças já possuem competências para o executarem. Porém, há pais que entendem que não, e tomam a dianteira, fazendo o trabalho dos filhos, que estes levam para a escola, a apresentam como deles.
Eu nem vou discorrer sobre, o que realmente motiva estes pais a procederam de forma tão anti-ética, porém, duvido que pais ou filhos se sintam orgulhosos, pois intimamente sabem, uns e outros, que a nota é uma fraude.
Vou somente falar da enorme falta de respeito demonstrada nesta atitude! A começar pelos próprios filhos, pois é o mesmo que os atestar como incapazes.
Passando pelos colegas dos filhos, que apresentam os trabalhos feitos por eles, e serão com certeza menos perfeitos, sendo por isso penalizados. É que a partir do momento em que existe um trabalho que se destaca pela excelência a fasquia fica demasiado alta para os restantes. Deste modo, as notas atribuídas tornam-se injustas.
Por último, falta de respeito para com a professora; esta conhece a capacidade das crianças, e vai com certeza estranhar se um aluno mediano apresenta um trabalho excelente.
Para além da falta de respeito, estes pais tão prestáveis, estão a ensinar aos filhos uma lição perigosa, que eles irão reter e aproveitar no futuro: é aceitável apresentar um trabalho, feito por outrem, como seu. Por isso se vê tantos alunos a tirarem trabalhos na net, limitando-se a juntar-lhe a assinatura. E porque não?!
Estas crianças podem tirar excelente, mas os pais recebem nota negativa.
Até breve!