quarta-feira, 7 de junho de 2017

Os animais fofinhos💓 das redes sociais




À primeira vista, toda a gente gosta de vídeos fofinhos; animais pequeninos a fazer acrobacias, ou mímicas, ou a dançar, ou a embalar um bebé, ou seja lá o que for, são irresistíveis! Nas redes sociais são campeões em likes, corações e partilhas, e é precisamente para isso que são feitos. 
Todavia, se pensarmos bem, a maioria desses animais estão a ser sujeitos a posturas ou situações que não lhes são naturais, e que lhes exigem um esforço tremendo. Quer dizer, um cão a caminhar em duas patas, vestido como gente, e uma mochila às costas é completamente anti-natural. Mas as pessoas riem-se, acham montes de piada. E gostam e partilham. Só que entretanto, aquele animal foi sujeito a um treino coercivo que incluía pancada ( também circula por aí este vídeo), para que uns míseros segundos de filme dessem protagonismo ao autor. 
Ou então, cachorrinhos que mal abriram os olhos, são manuseados como se fossem bonecos, sentados como gente grande, a dizer adeus com as patinhas, quando tudo o que querem, e precisam, é de dormir enroladinhos na mãe. 
Mas, novamente, as pessoas não pensam para lá da fofurice. E quando eu comentei, numa dessas partilhas, que achava uma tortura o que estavam a fazer àquele cachorrinho, uma miúda respondeu-me que ninguém estava a fazer-lhe mal! Porque mal, é bater, não é sujeitar outro ser a caprichos estapafúrdios, obrigando o cão recém-nascido a uma postura violenta, por ser desadequada à sua idade e morfologia. 

Animais fofinhos comportam-se espontaneamente, e nessas ocasiões, se der para fazer um vídeo, óptimo! 
O meu vídeo não é fofinho, é descaradamente publicidade enganosa, mas foi o que se pôde arranjar!