sexta-feira, 1 de maio de 2020

Pão meio-integral com massa-mãe


Já todos sabem que esta quarentena serviu para formar mestres-padeiros às catrefadas. A um ponto que o fermento de padeiro esgotou nos hipermercados. Portanto, por que trazer uma receita de pão, quando o pãodemia se popularizou, a uma escala que não há quem diga, ainda, que não consegue fazer um pãozinho de jeito? 
Porque, tcharam... este pão foi feito sem precisar de fermento!

Bom... não exactamente "sem", eu explico; a falta do fermento à venda apenas me impulsionou a fazer massa-mãe, para não ter que depender desses produtos que se esgotam. Segui as dicas do blogue "O vegetariano", e correu bem. Claro, é um processo muito mais demorado, mas é fermento caseiro, e isso dá uma independência que me agrada muitíssimo.

Fiquei tão na expectativa do pãozinho que sairia daqui! E é tão fácil e saboroso, tem aquele gosto um pouco azedo que eu tanto gosto. Este é básico.

Pão meio integral com massa-mãe

2 chávenas de chá de farinha de trigo
2 chávenas de farinha integral
1 colher de sobremesa de sal marinho
2 chávenas de água morna
80 gr de massa-mãe

Como fazer:
Colocar num recipiente os ingredientes secos e envolver tudo. Juntar a água aos poucos, e por fim a massa mãe, envolvendo tudo bem, à mão, ou com ajuda de uma colher de pau, como der mais jeito. O ponto da massa, é quando começa a ficar colante, portanto a quantidade de água pode ser ajustada. Deixar no recipiente coberto com um pano da noite para o dia. Fiz ao jantar, de manhã pus no forno; porém, a massa cresceu muito bem horas antes, e poderia tê-lo feito ao fim de apenas algumas horas-
Polvilhar uma forma de Bolo Inglês com farinha, colocar-lhe a massa*, ajustando-a, fazer alguns golpes e polvilhar com farinha. Aquecer o forno a 200º e deixar cozer cerca de 20 minutos.

A receita da massa-mãe veio do Blogue O Vegetariano, que por sua vez indica o Chili com todos.

* Neste ponto, lembrar de retirar um pouco desta massa, para um frasco, e fim de voltar a fazer massa-mãe. E isto vai ser um ciclo sem fim!