terça-feira, 26 de outubro de 2021

A realidade da avestruz

 

via
 

Estes dias, a propósito de uma notícia terrível que passou na televisão, e que queriam a todo o custo contar-me, disseram-me: " não vês as notícias mas estas coisas acontecem! Esta é a realidade!" E para estupefacção da pessoa eu perguntei-lhe: mas é a tua realidade? Não, pois não? Podes fazer alguma coisa por essas pessoas?! Não, pois não? Então de que serve seguires a realidade alheia e longínqua se tudo o que retiras daí é tristeza e desespero?!

Eu não sou avestruz, sempre acompanhei a realidade do meu planeta, mas com esta "palermia" compreendi, finalmente, que as notícias veiculadas pela televisão não são informação, mas manipulação; já há mais de 20 anos, uma amiga querida que se mudou para a Alemanha, comentou numa altura em que veio de férias, que os telejornais portugueses não tinham nada a ver com os alemães, cá só falavam de desgraças. Eu não tinha feito a comparação, mas já tinha chegado à mesma conclusão, pelo que há muitos anos, tinha deixado de seguir os mesmos. Agora vejo, com mais clareza ainda, que este tipo de propaganda negativa não contribui em nada para melhor. Pelo contrário, acredito que este tipo de discurso contribui para a baixar a nossa vibração, e enfraquecer o nosso sistema imunitário. Se este argumento lhe parecer demasiado "new age", vai certamente compreender se explicar com outras palavras: este discurso deprimente, e sem esperança destrói a boa disposição de qualquer um. E já se sabe que o espírito está ligado à matéria, e isto até a ciência comprova. Portanto, a saúde mental mina a saúde física, isto é uma explicação racional que certamente ninguém obstará. 

A minha realidade é esta, aqui, se há problemas por cá vou tentar ajudar a resolver. Vou focar-me na solução do real e próximo. Quanto aos outros casos distantes, posso contribuir com orações, que são energias positivas transmitidas pelo éter. E sim, a ciência também tem estudos sobre o efeito das orações, pelo que não estou a ser nada hippie ou qualquer coisa do género, ao falar destas coisas.

Fiquem longe dos noticiários, da televisão (excepto para séries e filmes cómicos), de pessoas que não ficam longe disto, de pessoas negativas, de ambientes pesados e artificiais, em suma, de tudo aquilo que sintam afectar a vossa disposição.  

Disto tenho a certeza, porque o comprovo diariamente, uma boa dose de riso, outra de boa música, e uma parte de natureza são a equação perfeita para ter uma óptima saúde mental.