quinta-feira, 5 de maio de 2022

Dica de leitura: Terra Delas

 

Via...

A autora nasceu em 1860, nos E.U. , num meio pobre, tendo o pai abandonado muito cedo a família, situação pela qual a sua educação foi deficitária. Casou mas depressa ficou comprovado que não tinha vocação para a vida doméstica, resultando em colapso nervoso e divórcio. O marido voltou a casar, com uma amiga dela, e de imediato Charlotte Perkins enviou a filha, para ser educada por eles. Toda a história foi pública e muito comentada. 
Foi autora de novelas, poemas, e feminista, e mesmo considerada "reformista social". 
Creio que a sua vida pode muito bem explicar este livro; mais aqui

É a história de três jovens amigos que partem numa expedição a terras distantes, e acabam por voltar, em seguimento de lendas, que os nativos lhes contam, sobre um reino desconhecido e fechado, que pretendem descobrir. Efectivamente, conseguem encontrar esse país, que os deixa continuamente perplexos, e até desorientados, principalmente por ser constituído unicamente por mulheres, e depois por ser muito evoluído, o que na mentalidade dos homens em início do séc.XX é algo que não combina. E nem agora, suspeito eu. 
 
Sendo três jovens muito diferentes, a forma como interagem com a população feminina é díspar, e até controversa. As peripécias são inusitadas, cómicas, e por vezes dramáticas. 

Eu gostei, sobretudo, de ler sobre uma sociedade bem organizada e pacífica, onde o bem comum é objectivo primeiro, e que ainda assim a individualidade de cada pessoa é respeitada. A visão sobre a maternidade também me fascinou, a começar pela reprodução por partogênese, pelo papel da mãe, e pelo tipo de educação e tratamento dispensado às crianças. 

É um livro que fala sobre a amizade, o amor, o relacionamento entre homens e mulheres, e uma sociedade ideal.
 
Foi traduzido por Clara Pinto Correia, que achou por bem introduzir notas em rodapé, frequentemente denotando juízos de valor, que eu não apreciei, mas pode ser que quem goste dos seus livros, valorize isso também.

Gostei e recomendo. 

Título: Terra Delas
Autora: Charlotte Perkins Gilman
Editora: Sibila Publicações
Nr de pág.:233