segunda-feira, 16 de maio de 2022

Realidade versus ficção

A máscara é inútil perante o tamanho do vírus; é como ter um coador de chá na cara! 

Digam lá, se não assistirem televisão parece que vivemos numa pandemia? Não, pois não?! E ainda assim, mesmo ouvindo martelar, diariamente, no assunto as pessoas já não querem saber da quinta onda, sexta onda, isso já não lhes diz nada. E a prova é que estando eu num evento onde a geração sénior era a maioria, e a sala estava cheia, mas com as cadeiras colocadas a uma distância espaçada umas das outras, passado algum tempo já tinham sido arrastadas umas para junto das outras; é que apesar de estarmos ali para ouvir palestrantes, a tendência é comentar com quem está ao lado, e se já antes este comportamento era normal, continua a ser natural, nós somos seres sociais, e sobretudo esta geração mais velha, que vive muito só, está mais sedenta de convívio do que qualquer outra. São eles também quem mais televisão vê. Todavia, não demonstraram receio. E devo acrescentar que a maioria não estava mascarada!

Por outro lado, sei de historietas que me deixam atónita; há quem ainda acredite em tudo que passa nas notícias, e pior, assuma como uma verdade superior à sua experiência. Senão vejamos, a pessoa vacinada, que usou sempre máscara, que fez testes sem ter sintomas porque ouviu dizer que podia ser assintomático, a quem deu positivo e se isolou, passou férias de Natal sem estar com os filhos, passou a Páscoa sozinho para proteger a mãe idosa, conta que os sintomas que teve foram de gripe leve, febre baixa e dor de cabeça. Portanto, a pessoa continua a usar máscara onde não é requerido e não só, apela a que os outros o façam também e critica quem não o faz! A pessoa viveu a coisa, e não extraiu por si, nada da experiência; como qualificar a pessoa?! 

O que vejo é que muitos têm beneficiado de "férias" de quando em vez, e seja porque estão cansados, detestam o chefe, não suportam o patrão ou os colegas, existem imensas razões camufladas num falso pretexto, o covid. Mas não vêem que estão a consolidar a falsa pandemia?! Por motivos egoístas. 

Persistir na ideia de pandemia, alimentar o medo, reagir perante as notícias, usando, por exemplo, a máscara voluntariamente, é consolidar um regresso às regras redutoras da nossa liberdade. É nesse mundo que querem viver? É nesse mundo que querem que os vossos filhos, sobrinhos, netos, primos, vivam?! 

Eu já não sei se isto é falta de inteligência ou falta de amor.