segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Realidades diferentes em simultâneo

Eu posso viver no mesmo país, até na mesma região e viver uma realidade muito diferente de outra pessoa, sobre o mesmo assunto. Por exemplo, estavam as minhas colegas a comentar como dantes tinham que pagar os manuais dos filhos, que era muito dinheiro no início do ano escolar, e diferentes manuais para cada filho, e que actualmente os livros serem oferecidos pelo Estado era uma ajuda enorme, quando eu apresentei a minha versão: - Pois eu, comprei unicamente os manuais para o Duarte, dele passaram para a Letícia, e dela para o meu sobrinho mais velho,e deste para o meu sobrinho mais novo. Ainda esqueci de acrescentar que do último, os manuais iam também para a menina, vizinha dele, que andava um ano abaixo. 

- Ah, pois, mas os manuais mudavam todos os anos! Nem para o meu outro filho davam. Retorquíram. 

- As escolas eram obrigadas a manter o mesmo manual cerca de 4 anos. Calhou dos manuais do Duarte serem escolhidos no ano em que iniciava novo ciclo, e assim se prolongava por toda a família. 

Verdade que era um dinheirão mas quando pensávamos como iam ser aproveitados, sentíamo-nos recompensados. 

Efectivamente, nem todos tiveram esta sorte, mas nós tivemos, essa foi a nossa realidade.