Estes dias terminamos o último frasco de compota que eu fiz em 2023, ( parece-me que desta última vez fiz menos, só pode!), e como das que se compram raras são as do meu agrado, pensei que deveria fazer mais, a questão era de quê, nesta altura do ano. Subitamente lembrei-me que no último Inverno tinha, finalmente, experimentado uma de laranja, sugerida por uma Instagrammer inglesa, no caso era um marca escocesa, e da qual gostei bastante, sendo que de momento tenho em casa imensas e deliciosas laranjas caseiras. Assim pensei assim fiz.
A receita resulta de uma combinação que li em diversas fontes.
Uma maravilha. A laranja fica macia, e não tão amarga como a inglesa que é feita com a laranja "Seville", pelo que na adição do açúcar já tive isso em conta, descontando a quantidade.
Com o meu pão caseiro, sem glúten, é uma iguaria dos céus! |
Doce de Laranja
Ingredientes:
500 gr de laranjas biológicas
400 gr de açúcar
Como fazer:
Lavar muito bem as laranjas e colocá-las a cozer numa panela com água a cobrir, em lume baixo-moderado, durante 2 horas.
Retirar da água, cortar o topo da laranja e a base, cortar em quartos, e fatiar finamente estes quartos; voltar à panela (cuja água de cozedura é entretanto descartada), com o sumo que as laranjas escorrem, aproveita-se mesmo tudo, juntar o açúcar e deixar cozer, mexendo ocasionalmente, cerca de 30 minutos, ou até o doce fazer estrada num prato. Deixar repousar 15 minutos.
Verter para frascos esterilizados, em água a ferver, fechar muito bem, virar para cima, e estão prontos a guardar ou servir de seguida!
Muito fácil. Decididamente farei mais, dois frascos foi apenas para teste, tenho que aproveitar a abundância da época das laranjas.