quarta-feira, 21 de julho de 2010

Meio sol amarelo – dica de leitura


Passa-se na Nigéria, ou no Biafra, dependendo dos capítulos e tempo. Cinco personagens muito diferentes entre eles, no entanto ligados uns aos outros, do princípio ao fim. Começa tranquilamente com histórias de amor, esperança e sonhos que vão sendo substituídos abruptamente com a guerra, por desespero e medo.

Para aqueles que se perguntam como os alemães conseguiram ser coniventes com os nazis, esta é a resposta: em tempo de guerra a sobrevivência transforma as pessoas. Eles tornam-se naquilo que nunca teriam sido, em tempo de paz. Porque nessa altura tudo o que importa é sobreviver.

Não pense que é triste, nem deprimente. É antes uma história de amor e perdão, de provas e superação, de limites que são ultrapassados todos os dias, por muitas pessoas que não escrevem livros. Aqui contado pela voz de uma mulher.

Poderia fazer um resumo, que lhe desse uma ideia da trama, porém, está muito bem feito no Portalivros; eu só lhe digo, que logo nas primeiras páginas, um rapaz chamado Ugwu, caminha longamente, acompanhado pela tia, que lhe vai dando indicações sobre o seu futuro patrão, um professor universitário. Mas  Ugwu só consegue pensar numa coisa, que a tia lhe disse: naquela casa todos os dias se come carne. Ele não acredita que alguém no mundo, coma carne todos os dias.

Excelente literatura!

“Meio sol amarelo"
Autora: Chimamanda Adichie
Vencedor do Orange Prize 2007
Editora: Asa
Páginas: 544

Fique bem e faça boas leituras!