segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Como tornar o dia mais produtivo

 
Com o início do ano lectivo, as rotinas voltam-se a instalar, com horários para cumprir e montes de coisas habituais e inesperadas na lista do “ a-fazer”. O dia passa depressa demais e ficamos stressados e frustrados por não conseguirmos fazer tudo. Para evitar essas sensações tão negativas que nos desgastam demais, elaborei este esquema:

Acordar cedo. Já reparou que naqueles dias que dorme até mais tarde o dia rende ainda menos?! Cada um tem a sua necessidade de sono, eu preciso de 8 horas (como eu gostaria que fosse menos!), mas muitas vezes passamos do nosso limite. Por preguiça. Porque está a chover lá fora. E por outras razões, porém, com ajuda do despertador poderemos acordar na hora certa.

Fazer listas.  Diárias. Estas permitem-nos recordar tudo o que precisamos fazer e ordenar de forma rentável essas tarefas; se vai ao supermercado, aproveite para ir ao sapateiro, que fica ao lado. Tenha a lista do dia sempre à mão e vá riscando o que fica feito na lista, serve como incentivo e mantém o foco.

Marcar tempo: Há actividades que não podem (espera por consulta médica tem mesmo de ser), porém outras, tipo sair para fazer compras, tomar um café com alguém, fazer um telefonema, podem antecipadamente ser controlados.

Priorizar: Tarefas que estão em stand-by há demasiado tempo, tarefas que têm tempo limite para ser executadas (pagar contas, ir a reuniões, retribuir um telefonema…), devem ser colocadas no topo da lista. Fazer primeiro o que tem que ser e somente depois, o que dá prazer.

Se estas dicas não o ajudam muito, afinal cada caso é um caso, pense no que será mais eficiente para si, tendo em consideração que a chave está em ser “metódico e organizado”. Eu começo hoje, este programa.

Tenha uma óptima semana!