segunda-feira, 20 de junho de 2011

Receita para a semana: Marinada de pimentos assados com mozzarella

Quando vocês pensam que vou deixar uma receita doce  para o fim-de-semana, eu troco as voltas e não deixo;  em vez disso, inicio a semana com uma proposta salgada. Porque eu gosto de quebrar rotinas, e fazer algo inesperado. A vida torna-se muito monótona quando já sabemos de antemão o que vai acontecer, não é?!
Desde que vi esta receita no Smitten Kitchen não parei de pensar em faze-la; porque a outra receita que já experimentei deste blogue é o melhor bolo de maçã que já comi. Porque adoro pimentos. E porque me pareceu irresistível! Fiz para um lanche-ajantarado, e adorei. Só omiti as alcaparras.

Marinada de pimentos assados com mozzarella

Ingredientes:
6 pimentos coloridos
1/4 copo de vinagre de vinho tinto
1 dente de alho picado
sal q.b.
pimenta moída na hora a gosto
2 c.s. de azeite
2 c.s. de alcaparras (omiti )
2 c.s. de salsa picada ( omiti )
500 gr de mozzarella
Como fazer:
Pré-aqueça o forno a 200º. Lave os pimentos e coloque-os num recipiente forrado com folha de alumínio. Leve ao forno a assar, e vá rodando de 15 em 15 minutos, para assar de todos os lados, cerca de 45 minutos -1 hora.
Quando estiverem assados coloque outra folha por cima dos pimentos, e deixe arrefecer; remova a pele dos pimentos e as sementes. Corte em tiras. Regue com vinagre de vinho tinto, alho e sal. Deixe marinar uma hora, ou de um dia ( pode ir até quatro dias) para o outro no frigorífico.

Para servir coloque numa travessa, e reajuste o tempero, acrescentando sal, pimenta moída na hora, ou mais vinagre. Regue com azeite, salpique com a salsa e alcaparras e decore com a mozzarella cortadas às fatias.

Coma com pão estaladiço, e um copo de vinho tinto; nós escolhemos uma reserva de  Côte du Rhone. Porque esta vida são dois dias.

Tenha uma ótima semana!