quarta-feira, 15 de junho de 2011

Quase todas as crianças comem pior em casa do que nas cantinas das escolas

( Imagem )

Quando li o título do artigo do Diário de Notícias, confesso que não me espantei; todos sabemos que devido à crise, muitas famílias estão com problemas em proporcionar uma boa alimentação aos filhos. E penso que é também do conhecimento geral, que cientes desta situação, diversas Câmaras pelo país, têm mantido as cantinas das escolas abertas durante as férias, para que as crianças mais carenciadas, possam fazer pelo menos uma refeição completa e saudável, por dia. 
No entanto, os dados do Instituto Nacional de Saúde Dr.Ricardo Jorge, para um estudo da OMS sobre obesidade infantil não foi feito nesse escalão social, subentendido através das respostas fornecidas pelas famílias.

Alguns dados alarmantes:
- Cerca de 96% dos pais responderam que as crianças bebem refrigerantes, quatro ou mais vezes por semana.
- A larga maioria dos pais opta por pizas, salsichas, batatas fritas, pipocas, quatro vezes ou mais por semana.
- 74,4% das famílias dão bolachas, bolos ou biscoitos em vez de sanduiches de queijo e fiambre.
- 87,5% das famílias escolhem o leite gordo.

Perante esta pequena amostra,  não será surpreendente que 32,1% das crianças entre os seis e nove anos tenham excesso de peso; nem que Portugal apresente o pior cenário do estudo feito entre treze países.

Na minha opinião, estamos a adquirir um estilo de vida muito pouco saudável, devido à falta de tempo, e subsequentemente falta de vontade dos pais  em preparar uma refeição adequada. Depois de um dia de trabalho, do stress do trânsito, e ainda de algumas tarefas para cumprir antes do final do dia, fazem com que a tentação de abrir embalagens, que só necessitam de micro-ondas, seja fatal.

Porém, acredito que mesmo para famílias com rotinas e horários complicados é possível adquirir hábitos saudáveis. Creio que será uma questão de organização. 

Eis algumas dicas, que fui aprendendo e ponho em prática, quando me convém:
- Imprima uma pirâmide alimentar e coloque num local bem visível, para melhor informação e motivação de  toda a família.
- Faça uma ementa semanal antecipada; dedique uns minutos do seu dia de folga a elaborar essa ementa, e uma lista de compras para todos os ingredientes que necessitará para a realizar. 
- Dedique uma tarde a preparar uma série de comidas e congele em caixas, para toda a semana. Com carne picada poderá fazer um rolo, almôndegas, hambúrguers e carne para a bolonhesa, por exemplo. Arroz seco congelado, fica ótimo, sabia?
-Arranje os legumes logo após a compra, e deixe-os dentro de caixas no frigorífico, prontos a serem utilizados em saladas e sopas. 
-Faça uma panela de sopa substancial, com vários legumes e guarde no frigorífico. Naquele dia que vai ter que ser mesmo uma piza, a sopa servida em primeiro lugar já irá equilibrar a refeição.
-Não tenha nunca refrigerantes em casa, para que as crianças não sucumbam à tentação; se pedirem um sumo, esprema algumas laranjas e dê-lhes sumo natural.
-Tenha sempre pão em casa; se não for possível fresco, que seja de forma, de modo a fazer sanduiches rapidamente para as crianças levarem para a escola, e para comerem ao pequeno-almoço.

Muito mais há para fazer em defesa de uma alimentação saudável; veja mais dicas neste site sobre nutrição; mas não se conforme com uma rotina nada saudável, só porque está estabelecida!

Lembre-se: nós somos o que comemos. 

Até breve!