segunda-feira, 13 de junho de 2011

E depois da Oprah?!

( Imagem )
- Conseguem imaginar o mundo, sem a Oprah?! 
Era a pergunta retórica que Ted Mosby, o protagonista do Foi assim que aconteceu, fazia no último episódio que vi desta série. 
Se eu estivesse lá, poderia responder-lhe que já não é preciso imaginar, que o mundo sem a Oprah continua, mas enlouquecido. Mais ainda. 
Que bastara o anúncio da reforma antecipada da apresentadora, para que fosse substituída no título de mais influente do mundo. 
- E por quem?  Perguntar-me-ia o Ted, muito curioso, debruçando-se sobre a mesa do bar.
- Por Lady Gaga! Respondia-lhe eu, de olhos esbugalhados.
- My God! - Espantar-se-ia ele- Estarão todos....
- Gagas! Sim, o mundo está gaga! Concluiria eu, olhando para os lados.

Ou então, esta história está muito mal contada. Porque vejamos, é muito compreensível que uma apresentadora, com mais de 25 anos de carreira, difundida mundialmente, se torne ponto de referência para as audiências, e profissionais. Sobretudo porque é uma mulher inteligente, com grande capacidade reflexiva, e de auto-crítica, solidária, e uma comunicadora de excelência.
É muito compreensível que uma pessoa deste calibre se torne extremamente influente no mundo.

Em contra-partida, como pode uma cantora, que surgiu há meia dúzia de meses, cujos vídeos contam histórias sinistras, de mortes, envenenamentos e outras perversidades que tais; que exibe sangue como adereço nos seus shows mundiais, e que usa um vestido de bifes, para se apresentar nos prémios MTV, como pode esta cantora, dizia eu, tornar-se a pessoa mais influente no mundo?! Substituir a Oprah?!

Das duas três:
Ou o mundo está como ela - gaga!
Ou as sondagens se enganam - Lembram-se do último exemplo: empate técnico 5 dias antes, vitória do PSD com 10% nas eleições?
Ou as sondagens nos enganam- Em que universo foi feita esta sondagem? A mim ninguém perguntou nada; e a si?!
Ainda que não seja apologista destas listas dos mais influentes do mundo, reconheço que é bom, e mesmo necessário,  que o Mundo tenha referências positivas; exemplos inspiradores, modelos a imitar que valham a pena. As pessoas precisam disso. Porém, se for para divulgar resultados como este último, mais vale que fiquem quietos. E calados.

Depois disto, tenho quase a certeza que Ted diria:
-Please, bring Oprah back*!

Tenha uma ótima semana!

* Por favor, tragam a Oprah de volta!