quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Receita para o fim-de-semana: Profiteroles

Porque o fim-de-semana começa...logo à noite. Porque é uma sobremesa diferente. Porque todos adoram. E porque rende! Refiro-me ao número, porque depois de começarem a ser comidos...ó,ó!

Confesso que utilizei uma farinha preparada, à qual juntei óleo, água e ovos. Bati e ficou pronta. Podem procurá-la em lojas de pastelaria. Rendeu cerca de 40 profiteroles e custou 1,75€.
A receita tradicional, que eu faria, se tivesse feito tudo, tudinho, seria a d'O Tesouro das cozinheiras. A seguinte:

 Profiteroles 
Ingredientes:
150gr farinha
50gr manteiga
50gr de açucar
3 gr sal
2,5dl água
3 a 4 ovos inteiros
Como fazer:
Pôr num tacho a água quente, o sal, e a manteiga; levar ao lume até ferver e então retirar o tacho. Juntar a farinha de uma só vez e bater bem, até que a farinha forme uma massa espessa. Colocar novamente no lume, batendo sempre até que a massa despegue do tacho e da colher, formando bola.
Retirar do lume e acrescentar  os ovos, um a um, batendo bem e levantando a massa para arejar, até que os ovos fiquem bem incorporados. A massa deve ficar mole mas não liquida.
Se ao deitar o 3º ovo a massa estiver quase no ponto, bate-se o 4º em separado e vai-se incorporando á massa, pouco a pouco, até esta ficar na consistência devida. Se ao deitar o 3º ovo a massa estiver quase no ponto, bate-se o 4º em separado e vai-se incorporando à massa, pouco a pouco, até esta ficar na consistência devida.
Colocar a massa no saco pasteleiro, e moldar com a forma desejada, num tabuleiro forrado a papel vegetal.
Os profiteroles crescem bastante, devem portanto ter espaço entre eles, no tabuleiro. 
Deixar arrefecer, abrir ao meio e rechear com chantilly ( um pacote de natas batidas com 3 colheres de sopa de açúcar), e cobrir com chocolate ( 8 colheres de sopa de açúcar, 3 de manteiga, 3 de leite e 3 de chocolate em pó).
Com esta massa poderá fazer profiteroles, choux, ou éclairs.
Convenhamos que a receita é algo complexa. A tradicional, digo eu. É à medida do fim-de-semana, que é prolongado! Mas vale muito a pena. Que o diga o Duarte, que está aqui a dizer-me que este é o 2ºmelhor post do mês. O nr um é o do Terrarium. "- Gosto tanto dele!"
Até breve!