1. Place Bellecour, roda gigante, onde o Duarte e a Letícia adoraram andar. 2. Flashmob |
Porém, certa altura, ao pesquisar sobre um destino que pretendíamos, encontrei vários blogues na net que me forneceram dicas e pistas preciosas, e compreendi então que os posts de viagens, são principalmente úteis.
E assim, entendi que partilhar não é exibir. Porque acredito que seja útil a alguém, como me tem sido a mim.
1.montra de florista 2. montra de Chocolatier; todas as lojas da cidade decoradas a rigor. |
Apesar de conhecermos Lyon razoavelmente, ainda não tínhamos assistido à Festa das Luzes, que se celebra a 8 de Dezembro, prolongando-se pelo fim-de-semana. E estávamos com muita curiosidade, instigada por um primo meu, que nos desafiava há anos.
A origem desta festa remonta à Idade Média, quando a cidade escapou à peste, sendo esse milagre atribuído à Virgem Maria. Na basílica, com grandes letras, vistas desde toda a cidade, a gratidão era o mote: Merci, Marie!
Originalmente a festa era unicamente religiosa, porém, nos últimos anos as decorações feitas com luzes por toda a cidade, proporcionando um espetáculo invulgar e único, tem atraído milhares de turistas de toda a Europa. De fato, dos cerca de milhão e meio de visitantes esperados, detectamos muitos italianos, espanhóis, ingleses, americanos, alemães e portugueses, dentre outras nacionalidades.
As pessoas percorrem a cidade a pé, indo de um local onde está a ser exibido um espetaculo ininterruptamente, para outro dos locais anunciados. A movimentação é feita num único sentido, de forma extremamente organizada, dada a elevada afluência de pessoas. Inclusivamente na noite de oito, o Metro é grátis, de modo a evitar aglomerações, e nos dias seguintes há bilhetes a preços especiais que se podem utilizar o número de vezes que quisermos. Pessoas oferecendo informações, e policias vigilantes estavam por toda a cidade.
1.vinho quente com mirtilho |
No dia oito, à noite, há uma procissão na basílica Notre-Dame de Fourvière, e muitas outras celebrações de cariz religioso, distribuídas pelas igrejas da cidade, relembrando que a Festa das Luzes não é apenas profana. O cheiro a incenso, os cânticos, e o som do órgão tornam o ambiente quente e fraterno.
No dia oito, os habitantes de Lyon acendem milhares de velas, a iluminar as janelas e varandas de suas casas, proporcionando um belo cenário a que associamos ao Natal.
1.e 2. entrada do Marché de Noel. 3.brinquedos de lata. 4.pantufas de duende |
1.Hall. 2.Parte da sala, com exposição de quadros e fotografia. 3.outra parte da sala, canto Zen |
1. Estufado de javali, com polenta e legumes. 2.Raviolis, para as crianças. |
Espero que tenha gostado desta viagem!
Tenha uma ótima semana!