sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Receita para o fim-de-semana: Sonhos

- Ups! A taça já vai a menos de meio. Sucesso!
Confesso que era dos poucos doces que não conseguia fazer. Tentei duas ou três vezes, mas sem sucesso; chamaram-lhes "pesadelos". "Pedras". "Pedrinhas"!
E desisti. E fingi que não me importava, mas na verdade nunca tinha engolido essa minha incapacidade. Por conseguinte, quando vi no Tertúlia de Sabores esta receita dos Sonhos, não resisti!
Por dois motivos; esta receita e a forma de a fazer é algo diferente do que já tinha tentado, e era uma receita de família. Só não quis testar no Natal, porque achei mais seguro ficar-me por aquilo que faço bem. E a pressão seria muita! 

Não fui defraudada, não senhora! Posso agora dizer que sei fazer Sonhos.
Preste atenção: Receita ipsis verbis do Tertúlia de Sabores. 
" Sonhos

Ingredientes:

  • 400 ml de água
  • Casca de meio limão
  • 250 g de farinha de trigo
  • 30 g de açúcar
  • 50 g de manteiga
  • 1 pitada de sal (+/- meia colher de café)
  • 5 ovos médios (se foram pequenos poderão ser 6 ou 7)
  • óleo para fritar q.b.
  • açúcar e canela para polvilhar q.b.
Preparação:
Leva-se a água ao lume junto com a casca de limão, 30 g de açúcar, uma pitada de sal e a manteiga. Assim que ferver retira-se a casca de limão e deita-se a farinha toda de uma vez só mexendo de imediato com uma colher de pau, até a massa se soltar das paredes do tacho e formar uma bola.
Deixa-se arrefecer um pouco a massa, coloca-se numa taça e mistura-se um ovo de cada vez até obter a consistência certa.
(E agora é que a coisa se complica, como é que se descreve a consistência certa? A consistência e o aspecto desta massa é o de uma papa maisena espessa ou do creme das bolas de berlim, isto pode parecer um disparate, mas é a descrição que me ocorre fazer.)
Coloca-se o óleo na frigideira e deixa-se aquecer.
Para saber se o óleo já está quente deita-se-lhe uma colher de massa, quando a massa vier ao de cima o óleo está quente e pode começar a fritar os sonhos.
Depois de fritos, escorra em papel absorvente e passe por açúcar e canela.
Notas importantes:
Quem me ensinou a fazer sonhos foi a minha sogra, que durante muitos anos fez quilos deles para vender e os conselhos dela são de que devemos ter muita paciência. Para fazer sonhos de tamanho médio colocam-se colheradas de massa do tamanho pouco maior que uma noz na frigideira ela vai ficar 4 vezes maior. A massa vai ao fundo e depois sobe à superfície, quando a massa volta à superfície deve-se furar com um palito dos longos ou uma agulha de croché bem fina e desinfectada, isto vai fazer com que os sonhos cresçam lentamente, pois a massa vai abrindo e os sonhos começarão a virar-se quase sozinhos.
A quantidade de ovos a usar depende sempre do seu tamanho, por isso não é uma quantidade certa.
Em vez de usar 250 g de farinha de trigo também pode usar 50 g de maisena e 200 g de farinha de trigo."

Tenha um doce fim-de-semana!