quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sábado é dia de ...

via Pinterest
Downton Abbey, que passa na SIC, pelas 23:20.
Eu vi na Fox Life e tornei-me uma fiel seguidora da série desde o primeiro minuto. É daquelas séries excepcionais que se vê e revê. E para quem não viu, eu aconselho muito. Muitíssimo, mesmo. 

É uma série histórica, que acompanha a vida dos Crawley,  uma família aristocrata inglesa, no  principio do sec XIX. Com o trágico naufrágio do Titanic, a família Crawley fica sem herdeiros, dado que por lei as mulheres não herdavam propriedades, nem títulos. E esse é o mote, para a ação que se segue, entrelaçando a vida dos "senhores", habitantes dos andares superiores, com aqueles que os servem; os segundos conhecendo a vida dos senhores intimamente, enquanto estes desconhecem inclusivamente os nomes de quem os alimenta, os veste e penteia.

Downton Abbey, retrata o fim de uma era, de mudanças de mentalidade, como a exigência do voto para as mulheres,  a difusão da ideia de igualdade para todos os homens, que ameaça abalar o sistema de classes, o nascimento do socialismo, a ameaça da primeira Guerra Mundial, etc. 

Na minha opinião, é uma história de mulheres fortes; inversamente àquilo que se vê primeiramente, em que o género feminino parece tão frágil e limitado, nas suas opções e ações, as personagens femininas  mostram-se frequentemente contestatárias e até reaccionárias, rejeitando papeis que supostamente deveriam desempenhar, porque tal se espera delas. 

A minha personagem preferida é a condessa de Grantham; estou sempre à espera que Lady Violet surja, com as suas tiradas únicas e certeiras, servidas numa bandeja de verdadeiro humor britânico. My very favorite!

Mas de tudo o que aquela época representa, de todo o luxo ostentado,  há algo que me causa uma verdadeira e assumida inveja: o tempo! 
Ver as personagens passear pelos parques, observando as árvores, passeando os cães, lendo um livro, ou conversando tranquilamente, faz-me desejar ter também essa qualidade de tempo. 

Claro que esse dolce far niente dos Senhores, é contrastante com a azafama permanente, que se vive nos andares inferiores, mas isso já é outra história. 

Para além da história, tão interessante, a banda sonora é fenomenal, o guarda-roupa belíssimo, os cenários idílicos, e os atores excepcionais.

Por tudo isto... se não teve oportunidade antes, descubra porque esta obra-prima tem sido premiada, nomeada, e referenciada pela critica.
Sábado é dia de ... segundas oportunidades!

Até breve!