segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dica de leitura. "A Profecia de Istambul"

Via
A Profecia de Istambul é um romance, repleto de aventuras, cuja acção decorre entre vários reinos, durante o século XI.
A partir de Espanha, um grupo de três amigos, cujas vidas estavam planeadas num sentido bastante convencional, são arrastados para uma série de acontecimentos, que não conseguem evitar, e frequetemente, nem sequer perceber.
Os amigos separam-se, e voltam a encontrar-se por diversas vezes, em momentos de grande aflição, fazendo valer um acordo de "irmãos" assinado com sangue, na juventude.

No cerne das aventuras está uma reliquia religiosa, que se acredita dar um poder sobrenatural a quem a possuir, o que proporciona uma luta desesperada, entre o Bem e o Mal, ao longo do livro.

O que mais me fascinou foi conhecer melhor a vida dos muçulmanos, e sobretudo aprender que muitos cristãos, capturados por eles, acabaram por renegar a fé cristã e se converteram voluntariamente ao islamismo.
Numa época de grande repressão, em que a Inquisição tinha um poder absoluto de vida e morte no Mundo Cristão, os hábitos e costumes dos muçulmanos tornavam-se muito mais tolerantes e atractivos. Esses cristãos convertidos, eram conhecidos por renegados, e muitos deles, chegaram a ocupar  lugares de poder e grande importância, junto de paxás e reis muçulmanos.

A minha nota menos satisfatória, vai para os relatos de grande violência e crueza, que pessoalmente não me agradam, mas compreendo necessários para ilustrar uma época bastante sanguinária.
No geral, um bom livro para os apreciadores de romances-históricos. 

Título : A Profecia de Istambul
Editora: Porto Editora
Páginas: 415

A aquisição deste livro pode ser feita na Wook, cujo catálogo tem mais de seis milhões de produtos, entre filmes, livros, software e material didático. A partir de hoje, o Mãe... e muito mais, incia uma parceria com a Wook, cujo link está na coluna do lado.


Tenha uma óptima semana!