Que pena as fotos não terem odor! Porque este pão merece. |
Desde que encontrei a receita, no Delicias e Companhia, que não tenho feito outro pão; é simplesmente maravilhoso. Muito fácil de fazer, não é necessário amassar muito, e coze no forno.
Eu faço a mistura na MFP, mas tal como está na receita, não é necessário.
Artisan bread*
- 6 ½ copos de farinha de trigo
- 3 copos de água morna
- 1 ½ colher (sopa) de fermento biológico seco
- 1 ½ colher (sopa) de sal grosso
- farinha de milho para polvilhar q.b.
(Esta quantidade dá para 4 pães pequenos)
Num recipiente de plástico grande, misture muito bem todos os ingredientes com uma colher de pau e tape o recipiente. Deixe a massa descansar 2 horas e guarde-a tapada no frigorífico (esta pode conservar-se até 15 dias no frio).
Quando decidir fazer o seu pão, retire o recipiente do frigorífico, e com as mãos enfarinhadas pegue num pedaço de massa e corte com uma faca. Volte a guardar o que restou para usar duma próxima vez.
Com o pedaço da massa que retirou, com as mãos enfarinhadas, dê-lhe a forma duma bola dobrando as bordas da massa para dentro, tendo o cuidado de não apertar muito a massa para que esta não perca o ar que se formou dentro dela.
Deixe repousar, à temperatura ambiente, durante pelo menos 40 minutos, numa superfície polvilhada com a farinha de milho (deixei repousar já no tabuleiro que levei ao forno).
Polvilhe o pão com um pouco de farinha de trigo e faça uns cortes na massa para que esta abra durante a cozedura.
Pré-aqueça o forno e coloque no fundo do mesmo um tabuleiro com água (usei água a ferver), para que o pão coza com vapor.
Coloque o pão no forno bem quente e deixe cozer durante aproximadamente 30 minutos.
Tenha um óptimo fim-de-semana!
*Receita retirada do blog acima citado.
Tenha um óptimo fim-de-semana!