segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

" As séries debilitam os casamentos"

Via
Um estudo feito pelo Albion College, do Michigan, e publicado na revista Mass Communication and Society, conclui que os espectadores assíduos de séries televisivas, põem em risco os seus casamentos.

Segundo os investigadores americanos, quanto mais os espectadores acreditam nos retratos dos casais ficcionais, veiculados pelas séries, menos investem nos seus próprios casamentos e relações.

Normalmente sou muito céptica relativamente a estes estudos, mas confesso que este não me espanta mesmo nada. Aliás, ainda há cerca de alguns dias, a propósito da série Medium, que passa na Fox Life, eu comentava que era a série mais fantástica e ficcional que tinha visto. E não, não é por a personagem principal conseguir ver e falar com mortos, é pelo marido dela!

Eu explico, para quem não costuma ver a série. O santo do marido da protagonista, tem uma paciência e nível de tolerância sobre-humanas. É que normalmente, a mulher costuma sonhar com os crimes e pessoas envolvidas neles, acordando sobressaltada diversas vezes por noite. E claro, naquela agitação em que fica, acorda automaticamente o marido, para lhe contar, desabafar e ser acalmada por ele. O santo, digo, o marido, não dorme uma noite seguida, mas acorda sempre com uma paciência e bom-humor extraordinários!

Para além disso, é giro que se farta!

Portanto, eu, mesmo sem precisar de ler nenhum estudo, já tinha concluído que ver aquela série não fazia bem aos casamentos.

No entanto, junto o meu propósito ao dos americanos, que com este estudo pretendem levar os casais a reavaliar os seus parceiros e casamentos, com expectativas realistas, e não ficcionais.

Até porque, em 2012 os portugueses aumentaram o número de horas que passam em frente à televisão. E a continuar assim ( vocês sabem, sem vontad€ de sair de casa para fazer outros programas! ) o número de horas dedicadas à tv, tende a aumentar.

Em suma, séries sim, mas nunca esquecer: aquilo é ficção.

Tenham uma óptima semana!