sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Dez refeições para as crianças cozinharem!


Estava mais saborosa do que a foto. Mea culpa, não do Duarte! 

Tenho em rascunho imensos posts que por um motivo ou outro vão ficando em fim de lista, normalmente é porque outro vem mais a propósito, e acontece que há muitos que me esqueço de repescar. Foi o caso deste, de 17 de Junho de 2013, acreditam?!

Na época, com 12 anos, o Duarte começou a interessar-se pela cozinha e queria aprender a cozinhar algumas coisas, eu chamava-o para aquelas que me pareciam mais simples, como esta carbonara. 
Convém dar assistência, sobretudo no que envolve facas, fogão, e verter águas ferventes, ensinando sempre a ter muito cuidado. 
Para descascar ensinei os meus filhos a usarem o descascador, mais seguro, e para cortar sempre apoiando os legumes na tábua de madeira, nunca na mão! 

Carbonara
Ingredientes:
240 gr de massa esparguete (60 gr por pessoa) 
1 pacote de natas
1 embalagem de bacon ou fatia grossa de fiambre, cortada aos cubos
1 dente de alho picadinho
1 ovo
sal e pimenta a gosto
queijo parmesão q.b.

Como fazer:
Pôr a massa a cozer com bastante água e sal. 
Numa caçarola anti-aderente saltear o alho e o bacon ligeiramente (a gordura derrete e não precisa de óleo, no caso do fiambre já precisa de um fio de azeite), juntar-lhe o esparguete cozido, envolver, acrescentar as natas, envolver novamente, juntar algum queijo,temperar com pimenta, e por fim, abrir um ovo e mexer delicadamente, envolvendo tudo. 
Acompanhar com o queijo parmesão ralado para quem quiser acrescentar mais. 

Então, segue a lista com ideias de 10 pratos simples para as crianças cozinharem:

1º Carbonara