segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Dica de Leitura - Só o Amor é real

Via

Já tinha lido 2 livros deste autor, portanto sabia de antemão o tipo de leitura que seria este, mas não resisti quando vi o livro tão baratinho na Feira de Velharias, para mais quase novo. 

O Dr. Brian Weiss é um psiquiatra americano, conhecido e bem conceituado, e às páginas tantas deparou-se com uma paciente que lhe pôs o seu mundo de pernas para o ar. Ao fazer-lhe um tratamento de hipnose a paciente recuou não para a infância, ou qualquer momento da vida que lhe tinha causado o trauma, mas para séculos atrás. Após a perplexidade, prosseguiu o tratamento, e investigação, que lhe permitiu comprovar a veracidade dos factos relatos em hipnose. Como conclusão, o Dr.Brian Weiss convenceu-se de que muitas patologias e traumas são causados em vidas passadas, e aí devem ser tratadas. Escreveu um livro a relatar todo o processo pioneiro dessa paciente, e publicou-o a suas expensas, com muito receio da reacção dos seus pares, que já antevia, não seria a melhor. E não foi, teve imensos problemas, porque estas questões ainda são vistas pelo núcleo duro da ciência como charlatanice, embora cada vez menos, pelo menos actualmente.

O facto é que muitos pacientes se seguiram, muitos casos foram tratados desta forma, com registos e investigação, e sobretudo com resultados bem sucedidos. O livro também se revelou um sucesso, e não faltaram editoras interessadas em publicá-lo posteriormente. 

Este livro relata diversos casos de pacientes do Dr. Brian Weiss, dentre os quais dois se destacam, que vão sendo relatados ao longo dos capítulos de forma intermitente, e cujo desfecho, para mim que já não sou novata neste tipo de leitura, foi bastante previsível, mas que comprova, mais uma vez, a teoria do psiquiatra: temos problemas, pendências, fobias, traumas que ficaram por resolver lá atrás, e que precisam de ser resgatados para serem tratados, e nos libertarmos deles para sermos mais saudáveis, mais tranquilos e felizes.  


Título: Só o Amor é Real

Autor: Brian Weiss

Editora: Pergaminho

Nr de págs: 232