quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Meditação - Um hábito Saudável

A meditação, para mim, tem sido muito desafiante, ao longo do tempo tenho tentado incluí-la no meu quotidiano, através da prática que julgava ser mais apropriada para mim, que é o foco no momento, foco no acto que estou a executar, porque sentar-me e fazer uma meditação era algo que descartava à partida. Porém, como constato constantemente, há um tempo para tudo, e esse tempo chegou no início do Outono, com uma prática meditativa mais conforme, e ao fazer essa prática diária comecei a notar que é um gosto que se enraíza e desenvolve, e dou comigo a ansiar pelo momento da meditação, e até a repeti-lo.

Há diversas meditações no YT, por vezes entre tanta escolha até nos perdemos, tenho feito, dentre outras, a prática da Letícia, que aconselho. 

Os benefícios da Meditação são diversos, veja aqui quais, e a própria Ciência já o confirma. 

Vou simplesmente partilhar o texto que recebi do Lotus Yoga Studio, e a própria ligação para a prática, que desafio a testar.

"Meditação? Sim, por favor!

Cada vez se fala mais sobre a meditação. Livros, podcasts, entrevistas, artistas, professores, empresários, até mesmo na mesa do café ao lado ouve-se falar sobre a tal da meditação. Realmente numa sociedade com tanta informação e solicitação, desenvolver a capacidade de parar e observar é um verdadeiro luxo.

Acredito que num futuro breve o hábito de meditar se torne tão importante quanto escovar os dentes e seja utilizado como higiene mental.

A meditação faz parte do yoga. É a última técnica ensinada na escritura do Yoga Clássico - Yoga Sutra; então toda a prática de posturas, respiratórios, descontrações, purificações, cânticos tudo na verdade é feito para preparar e conduzir para a meditação.

Esta é a mais poderosa ferramenta que o yoga traz. É o momento no qual a verdadeira transformação se processa, pois o praticante é conduzido a experimentar através da vivência, a capacidade de observar e reconhecer-se além da mente. Esse processo é altamente desafiador, pois a mente é muito poderosa e facilmente entra-se no condicionamento da distração ou do julgamento dos processos mentais.

Além do descanso para a mente, prática de sentar-se para meditar traz-nos um grande reforço do poder pessoal. Isso acontece porque ao escolher para onde direcionar o foco da atenção estamos contrariando um impulso de distração, curiosidade ou julgamento. Assim a cada instante, a cada respiração, estamos reforçando a força da nossa vontade - no yoga esse esforço sobre si próprio é chamado de tapas, e é uma das principais características do comportamento yogi.

É com grande alegria que constato que o nosso grupo de meditantes está se tornando cada vez mais sólido e consistente! A cada prática percebo que os alunos estão mais confiantes e confortáveis com o processo.

Como nem todos podem juntar-se às aulas de meditação, gravei uma prática de 20 min para que possam fazer em casa :) espero que gostem.

Um beijinho e boas práticas!

Letícia"


Prática de Meditação