quinta-feira, 18 de julho de 2013

Como ensinar as crianças a desenhar?

Via
Algumas crianças têm talento natural para o desenho, enquanto outras não, e por isso mesmo se sentem desmotivadas, levando-as a não querer desenhar. Fazem-no obrigadas, o que obviamente não leva a bons resultados. Já falei sobre o assunto aqui, porque foi algo que experienciamos, cá em casa.

Irrita-me um bocado esta ideia instalada que, ou as crianças desenham bem porque já nasceram com esse dom, ou então, que não há nada a fazer. São um caso perdido.
Quando as crianças começam a aprender uma língua estrangeira, normalmente, partem do zero; os professores começam por lhes ensinar o mais elementar, e os alunos terminam por entender os diálogos, redigir e ler  textos, responder na língua, etc. Há uma evolução, um trabalho que visa esse desenvolvimento. Então, por que não no Desenho?

Recordo-me de, em criança o meu pai me ter ensinado a desenhar um cisne, partindo do número dois. Eu era boa aluna a desenho, no entanto, adorei aquela técnica. E o facto é que existem tecnicas para desenhar tudo o que se possa imaginar.

Basta ter alguém que conheça essas estratégias e as ensine. Na falta de professores de Desenho, os próprios pais podem estimular a aprendizagem do Desenho, de forma a que as crianças perseverem numa arte que não dominam naturalmente. Porque uma coisa eu garanto: a prática é a mãe da perfeição.
E esta prática é tão divertida que pode facilmente tornar-se uma brincadeira aprazível, para momentos de ócio.

Selecionei algumas sugestões, para estas férias: 

Olhos:
Carinhas:

Via
 Animais da quinta:
Via
Flora:
Via

Gato:
Via
E para mais desenhos, aconselho  o Pinterest.

Até breve, e bons desenhos!