sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Receita para o fim-de-semana: Bolo de Coco e Framboesa


Há dias em que tenho mesmo que fazer um bolo. Nada mais aconchegante do que o cheiro a bolo, ainda a sair do forno, em dias frios e cinzentos. É assim que gosto de receber a minha família; e ouvi-los logo à entrada, deliciados com o aroma prometedor que os espera.

Este bolo foi feito num dia assim. E a urgência impeliu-me a faze-lo, ainda que aldrabando, bastante, a receita original, por não ter todos os ingredientes. Um destes dias testarei o bolo original, e divulgarei os devidos créditos.

- Este bolo é tão bom, que nem vou comer a segunda fatia! Disse o Duarte. E eu, intrigada com a contradição, pedi explicações; haveria aqui alguma ironia?
- É para poupá-lo. Diz o meu filho.

Gostei do elogio, mas o maior elogio que me fazem é não poupar nos bolos, feitos por mim. Portanto, sirvam-se de mais uma!

Bolo de Coco e Framboesa

Ingredientes:
100 gr de açúcar
300 gr de farinha com fermento
2 ovos
100 gr de coco
100 gr de manteiga 100 ml de óleo vegetal
 Framboesas a gosto
 Açúcar em pó

Como fazer:
Ligar o forno a 180º; untar e enfarinhar uma forma, e reservar.
Misturar o açúcar com os ovos  batendo muito bem. Juntar a manteiga e o óleo, e a farinha aos poucos, batendo sempre. Acrescentar o coco.
Colocar a massa na forma, espalhar as framboesas por cima e polvilhar com açúcar em pó. Polvilhar com mais algum coco.
Vai a cozer cerca de 20-25 minutos, ou até adquirir um tom dourado.