segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Aula de Costura para Principiantes


1. Tecido 2. Com alfinetes 3. Alinhavada 4. Feita 5. Detalhe das pregas

Desde o tempo deste post aqui que o Bichinho da Costura se apoderou de mim. E ainda que tenha demorado todo esse tempo até conseguir algum resultado, ficou incubado com certeza, a prova é que o resultado está à vista!

Apesar de me dizerem que há vários sites online para iniciantes à costura, não me parecia que fosse algo que se fizesse assim tão facilmente. Quer dizer, os meus conhecimentos nesta matéria reportam-se à minha infância, quando costurava roupa para as minhas bonecas, na máquina da minha avó.

Recentemente, estive quase a fazer um workshop, porém a data era incompatível com outro compromisso que não pude adiar e tive que desistir. Portanto, fui procrastinando.

Inesperadamente, enchi-me de coragem e lancei-me na confecção de uma saia. Tudo porque a Letícia tinha um concerto em que deveria vestir saia azul, e obviamente, sendo menina de calças, não tinha! Como a professora me disse: - Ah, uma saia simples, com um elástico a franzir, basta!

Convenci-me de que seria capaz de fazer uma saia simples, franzida com um elástico. Já a tinha feito antes. Para as minhas bonecas. Por isso, como era simples, resolvi complicar e fui pesquisar no meu quadro do Pinterest, onde encontrei esta saia, que me inspirou no modelo que costurei para a Letícia. Sobretudo nas pregas.

Como aviso no título ( sim, é um aviso!) este post é para principiantes; quem dominar a arte da agulha e tesoura, vai rir-se da minha técnica, portanto...Auf Wiedersehen! Não há aqui nada para si. 

Usei a técnica do " Desenrasca-te como puderes" em 3 passos:
1º Peguei no tecido e enrolei-o na Letícia, fazendo as pregas com alfinetes. Oucht...! Cortei o tecido que sobrou.
2º Alinhavei a saia, seguindo os alfinetes. ( E a Letícia fez a prova da mesma.)
3º Passei a saia a ferro, e cosi na máquina. Excepto a bainha, que cosi à mão. Também tenho os meus brios.

Portanto, basicamente fiz três saias, uma com alfinetes, outra cosida à mão, e outra à máquina. O resultado não foi brilhante, mas desde que não se procurem os defeitos, até ficou muito bem! Pelo menos a Letícia gostou muito, e em cima do palco estava muito elegante. 

Depois desta ninguém me pára! E a próxima ainda vai ficar melhor.