segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Dica de leitura: "A saga de um pensador"

Via Wook

Marco Polo é um jovem estudante de medicina, que desde logo choca com a forma como os seus professores encaram os pacientes que estudam/tratam; não se conforma com o facto de os verem apenas como doentes, acreditando que por detrás de cada um há uma história que merece ser conhecida e reconhecida, para uma maior eficácia do tratamento. Quando conhece um sem-abrigo especial, toda a sua opinião se confirma, dando-lhe a pista do caminho a seguir em sua vida profissional, a Psiquiatria. Nesta área, vai continuar a questionar práticas estabelecidas, a provocar cisões entre profissionais conceituados, e estabelecer novas e revolucionárias práticas. 

Marco Polo é um aventureiro da mente humana, um descobridor de novos caminhos, um questionador do sistema, inclusive do farmacêutico. Tudo isto, produzido pela mente de Augusto Cury, autor conhecido, mas também ele próprio médico psiquiatra, numa espécie de projecção ficcional, ou talvez, desvelamento do seu alter-ego.

A escrita é simples, bastante linear, o que do ponto de vista literário a torna muito básica, porém apenas pela mensagem do livro, vale muito a pena. 

Título: A saga de um pensador
Autor: Augusto Cury
Nr. de pág. 320
Editora: 11 x 17