terça-feira, 20 de abril de 2021

Dica de leitura: Histórias Lindas de Morrer

 


Ainda estes dias comentava que não estava a ler livros tristes e deprimentes, portanto se não tivesse comprado este livro antes da palermia, e não estivesse ali na pilha dos livros a ler, a ser passado continuamente para baixo, acho que não o leria agora. Mas ainda bem que li. Foi escrito pela autora do " A morte é um dia que vale a pena viver", tornado famoso pelo excerto do vídeo da TedTalk viralizado, e por aí já se adivinha a linha que segue este livro. 

Ana Cláudia Quintana Arantes é uma médica brasileira, com diversas especialidades, entre as quais Cuidados Paliativos, sendo precisamente esta que torna possível este livro. Como diz na contra-capa, trata-se: "de uma colecção de comoventes histórias reais, recolhidas no exercício da sua profissão em que a proximidade do fim nos revela em pleno a nossa profundidade". 

Ana Cláudia trabalhou no Hospice, em S.Paulo, o último reduto dos doentes terminais, conhecido por proporcionar a estes um fim de vida digno, confortável, sem dor. Não deveria ser sempre assim? Mas, infelizmente, ainda não é. Portanto, aqui, os pacientes são consultados sobre todos os aspectos que se decidem sobre eles, acarinhados e cuidados de forma humana que não é de todo habitual vermos. 

Os relatos são pungentes, sim, mas também divertidos, inesperados e sempre comovedores. Entrar em contacto com esta narrativa aproxima-nos de um episódio inevitável da nossa vida, e dos que nos são queridos e próximos, que deve ser encarado com a naturalidade necessária para observar o desenlace do ciclo da vida. Não apenas para nos prepararmos, mas também para perder o medo e compreender que há coisas que a ciência e a matéria não explicam. Para nos alertar que o ser humano permanece nessa condição até ao fim, e merece ser tratado com dignidade. 

Sem dúvida um livro que deveria ser leitura obrigatória nas faculdades de Medicina, onde tantas vezes se esquece o aspecto humano do sujeito de estudo.


Título: Histórias Lindas de Morrer

Autora: Ana Claúdia Quintana Arantes

Editora: Oficina do Livro

Nr de Pags: 236