quarta-feira, 9 de março de 2022

Dica de leitura - As velas ardem até ao fim

Via
Foi dica de uma amiga virtual que escreveu "é talvez o livro da minha vida", e vindo isto de alguém que como eu se afasta do top dos livros mais vendidos, tinha mesmo de experimentar. Em muito boa hora! Um livro soberbo que se lê num fôlego.

Não será o livro da minha vida, porque não consigo decidir-me por um apenas, aliás, recuso-me a fazê-lo, mas entrou para a minha lista dos memoráveis. 

Sándor Márai é húngaro, todavia, viveu sobretudo nos Estados Unidos, tendo a sua obra sido banida do seu país durante a era comunista, por isso caída no esquecimento, e redescoberta apenas décadas mais tarde, reconhecendo-se nele um dos escritores mais importante da literatura centro-europeia. Para mim, da Europeia! 

No final da sua vida, Henrik, um nobre abastado, recebe a visita pela qual aguardou exactamente 41 anos; da conversa que antecipa espera respostas para algo que ocorreu 4 décadas atrás, assunto sobre o qual se debruçou profunda e, talvez, obcecadamente. A informação é-nos transmitida aos poucos, gerando um suspense em toda a linha que mantém o leitor preso do início ao fim.

Trata-se de um homem septuagenário, realizado profissionalmente, respeitado pela sociedade, vivendo no seu palácio como um eremita. A narrativa faz-se pela sua voz clara, numa sucessão de ideias plasmadas em sublimes palavras, e frases absolutamente perfeitas. O domínio da escrita está totalmente sintonizado com o domínio do pensamento, debruçada sobre a tessitura dos relacionamentos humanos, a uma profundidade extraordinária.

Um excerto que me tocou pela contemporaneidade: 

"- Todos morreram, partiram, renunciaram a tudo que tínhamos jurado lealdade. Existiu um mundo pelo qual valeu a pena viver e morrer. Esse mundo morreu e não tenho nada a ver com o novo. É tudo o que posso dizer." Pág.70

Preciso dizer mais? Altamente recomendado. 


Título: As velas ardem até ao fim

Autor: Sándor Márai

Editora: D.Quixote

Nr de págs: 153