quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

O Framboeseiro e o Passarito

 

( Gostava de ter registado a ave na framboeseira, mas não houve tempo, a Ellie entrou em moda caça, e ele voou. Felinos. )

Um dos aspectos positivos do meu trabalho no jardim é proporcionar-me olhar para as Estações com uma maior consciência, resultado da atenção que lhe dedico. Sentir o pulsar das Estações, através da análise que faço ao que morre, cresce, floresce, precisa de ser podado, amparado, nutrido, é permitir-me crescer, amadurecer e envelhecer com o reino vegetal, e tem-me dado uma perspectiva diferente, mais lenta, mais paciente. Maravilha-me. 

Não vale a pena apressar-nos, seguir o ritmo natural da vida deveria ser o nosso normal, mas estamos sempre focados no adiante, no futuro, longínquo ou próximo. A Natureza não tem pressa, vai à sua velocidade, variável creio eu, dependendo de outros factores, porém sempre focada em si mesma, sem pressa. 

Estes dias olhava para a framboeseira, bastante despIda das suas folhas verdes e já com alguns galhos acastanhados, onde se vislumbram ainda aqui e acolá algumas framboesas ( foi tão generosa este ano!), e pensei que talvez pudesse avançar com a sua poda. A verdade é que a framboeseira, alimentada pelo compostor que tem junto, e que fica camuflado longos meses pela sua folhagem, tanto produziu frutos como folhas, e ramos que avançaram pelo passeio impedindo aí a passagem. Queria recuperá-lo, pelo menos durante o Inverno e Primavera. Pensei mas não me precipitei. 

Ontem, ao tomar o pequeno-almoço, vejo um passarinho que voa da videira (onde ainda há um cacho de uvas, que deixo para eles), para o pé das framboesas, e debicar aqui e ali; fiquei tão contente por ver aquela pequena criatura a alimentar-se de algo tão bom (suponho que também tenha papilas gustativas!), que decidi deixar o arbusto a ocupar o passeio enquanto estiver produtivo. Só quando os galhos ficarem todos castanhos, procederei à poda. Tal como se deve, qual é a pressa?! 

Mais info sobre o Rubus idaeus, no Jardineiro.net