terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Dica de Leitura: A Herança de Eszter

 

Via

Comecei o ano a ler "A herança de Eszter", do húngaro Nobel da Literatura Sandor Márai, com aquela expectativa boa, proporcionada pelo "As velas ardem até ao fim", que adorei, e embora este não atinja o nível do primeiro, gostei imenso. 

Eszter é a protagonista e narradora da história que se desenvolve ao seu redor; solteira, vive na casa da família, com uma parente afastada, de forma tranquila, quase dormente, porém um dia recebe um telegrama de Lajos, o único homem que amou, avisando-a que a vai visitar, com a família. Eszter, que nunca esqueceu Lajos, teve tempo para reviver o passado, compreender e criar expectativas, para esse confronto. Havia contas a ajustar, portanto adivinhava-se um confronto, antes do encontro. Do seu lado surgiram o irmão, um fiel amigo e até um velho amigo de família, também convocados. Que quererá Lajos desta vez? É a pergunta que todos fazem, e contudo, ninguém espera algo de bom, excepto Eszter, que ambivalente, ora teme ora anseia. 

Sandor Marai consegue jogar com a dose certa de informação e suspense, de forma a que a leitura seja fluída mas nunca totalmente saciada. Uma escrita impecável, a construção de personagens condensada e realista, apesar de criar em Lajos um desafio que custa a engolir mas por fim, justificado, verosímil, e isso é que é fascinante.

Uma leitura que obviamente recomendo. 

Título: A Herança de Eszter

Autor: Sandor Márai

Editora: D.Quixote

Nr de Págs:150