quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Mesa Posta

 


São cores que lembram mais a Primavera, e por acaso eu gosto que as mesas reflictam a estação, neste momento gosto delas invernosas. Pus a mesa em azul e branco, com um toque vermelho para receber um amigo, que não sendo monárquico é grande admirador de certos Reis, aliás, quase devoto daqueles que fizeram a história do nosso país. 

O pano do cesto do pão tem o bordado típico de Guimarães, feito por uma artesã certificada, outra referencia ao berço da nação, e presente de Natal, que adorei. E a tolha de linho em crochet e bordado da Lixa, habitualmente guardada, pareceu-me adequada à portugalidade da decoração. Louça da Vista Alegre e Costa Nova.  

O Jantar foi totalmente vegetariano, embora o nosso amigo não sendo, mas desta vez não estava o Duarte para o safar! Portanto, um creme de cenoura e batata doce, rolo Wellington de soja e lentilhas com nozes, arroz branco, batatatinhas no forno, salada verde, e de sobremesa maçãs assadas com molho de café e açúcar mascavado. Bebemos chá de dente-de-leão, porque agora no frio é algo quentinho que nos apetece, e ao nosso amigo também. 

Foi uma boa noite, conversa filosófica e poética até tarde. Sinto-me grata pela amizade verdadeira.