sexta-feira, 26 de maio de 2023

Bojés

Com coentros e com salsa, para ambos os gostos. 

Embora sugerido como petisco, eu acompanhei com arroz de feijão vermelho malandro, mas também me parece uma óptima opção para piquenique. 

Foi dica de uma amiga do FB de origem goesa, e a receita é totalmente dela, de forma que vou colar; os meus ficaram mais redondos do que os da M. , que ficaram mais irregulares e muito mais bonitos, mas nós gostamos à mesma do sabor, portanto,cá vai.


Bojés

Uma chávena de chá de farinha de grão de bico (chickpea flour), uma colher (café) de sal grosso, uma colher (café) de fermento Royal; 2 malaguetas verdes ou vermelhas (sem sementes, se quisermenos picante), cortadas às rodelas, uma mão cheia de coentros picados, uma colher (café) de açafrão em pó e outra de cominhos em pó, um pouco de cenoura ralada, uma chávena de chá de água e uma cebola picada finamente. 

Misturar todos os ingredientes secos e deitar a água aos poucos, misturando bem, ajustando a farinha e a água, de forma a ficar um polme grosso. 

Fritar às colheradas (uso colheres de café, para ficarem pequeninos, tipo mini), em óleo bem quente. Escorrer em papel absorvente. A receita tradicional não leva cenoura, mas tinha um resto de cenoura ralada e aproveitei-a.