quinta-feira, 18 de maio de 2023

Dica de Leitura - Lídia



Katherine Paterson é uma autora americana, mais conhecida pelas obras infantis, nascida na China em 1932; foi distinguida com diversos e prestigiados prémios, tenho inclusivamente um dos seus livros sido adaptado ao cinema, "Ponte para Terabita", aliás um filme muito bonito, sobre a imaginação e amizade, que aconselho. Ela acredita que temas de adultos devem ser apresentados às crianças, por exemplo, neste filme, a morte. 

Esta história passa-se em Vermont nos E.U. em 1843. O pai de Lídia tinha partido, em busca de sustento para a família, deixando a mulher com os quatro filhos; Lídia é a mais velha, e com apenas 13 anos já substituí a mãe, em praticamente tudo. Porém, após um episódio com um urso, a progenitora decide mudar-se para junto da irmã e cunhado, o que Lídia rejeita, e se propõe a ficar com o irmão, Charlie, de 11 anos, a tomar conta da propriedade. Aguentam à base de coelhos bravos e sopa de casca de árvore, e sentem-se até animados por estarem a conseguir manter tudo como antes, entretanto, chega uma carta da mãe, avisando-os de que alugara a quintinha, para pagar dividas, e enviando um e outro para destino diferentes.

Após alguns acontecimentos, Lídia acaba por mudar-se para Lowell, Massachussets, pretendendo trabalhar como empregada fabril, o que consegue. É uma trabalhadora excelente, tem como objectivo economizar dinheiro para pagar as dívidas e reaver a quinta, para onde pretende voltar com a família, por isso se revela uma operaria competente e produtiva. Fica hospedada numa casa que aloja somente mulheres que também trabalham nas fábricas, e aí faz amizades que a iniciam no amor aos livros. 

É impossível não se sentir ternura por uma miúda de 13 anos que já carrega a família às costas. Que sonha com o regresso do pai desaparecido, e a reunificação da família. Que se esforça para além do humanamente suportável, sendo apenas uma criança. Que sonha com o seu pedaço no mundo. Lídia possui os valores certos, sem nunca ninguém lhe ter ensinado, o amor à natureza e à liberdade guiam-na na superação de si mesma. Não se contenta, avança e progride, passo a passo. 

É uma narrativa muito fácil de ler, aconselho para todas as gerações, sobretudo para as mais jovens, para que aprendam como viviam e trabalhavam as pessoas no Séc.XIX. Como era o ambiente nas fábricas, e de como as pessoas podiam chegar ao ponto de trabalhar por um prato de comida. 

Foi um daqueles livros que comprei no Stuff Out, e creio que não será fácil encontrá-lo publicado, pelo que aconselho a procura em Bibliotecas, alfarrabistas, e negócios em segunda mão. Relembrem as minhas propostas aqui.


Título: Lídia

Autora: Katherine Paterson

Editora: Ambar

Nr de págs: 218