quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Esperando a Primavera

Via

Estes dias, uma "amiga" do Instagram publicava uma série de coisas animadoras para aguentar até ao fim do Inverno, e no fim dizia "para aqueles como eu, que contam os dias, faltam 58 para a Primavera". E havia imensa gente a concordar com a publicação. 

Logo depois uma outra amiga do Instagram publicou um poema, que comentei pela coincidência da conversa que tinha tido com os meus filhos, pela manhã; comentávamos como nos era tão penoso levantar cedo no Inverno, por ser ainda escuro, por ser frio e desagradável. E eu tinha concluído que talvez os humanos também devessem fazer como os animais, hibernar durante toda a estação, ficar recolhidos no aconchego do lar, a nutrir corpo&alma. E retomar a vida na Primavera, quando realmente o Ano deveria começar. 

Parece que naturalmente nos sentimos todos assim, durante esta Estação, é portanto algo real e sério. Entretanto, deixo o poema porque é bonito, e inspirador:

Esperando pela Primavera


Enquanto espero pela Primavera,

Ficarei contente observando os pássaros


Chapins-azuis, Piscos-de-Peito-Ruivo

e pardais da cor do carvão,

equilibrando-se no comedouro de pássaros

fora da janela da cozinha.

A cerejeira perdeu as folhas

mas os galhos estéreis seguram os pássaros com carinho,

enquanto suas primeiras flores fechadas

apontam para uma eternidade guardada dentro delas. 


Enquanto espero pela Primavera,

vou hibernar mais um pouco

esconder-me debaixo das cobertas,

embrulhar as minhas emoções em camadas de lã.

Vou saborear bebidas quentes, devagar e

refugiar-me no silêncio.


Enquanto espero pela Primavera,

Andarei pelas ruas ao entardecer

bebendo na luz fraca,

feita dourada contra edifícios cor de mel


Eu abraçarei a escuridão,

farei o ritual de fechar as cortinas,

acendendo velas e sentando-me perto da lareira.

Vou ouvir música, sinto melancolia

e faço longas listas na minha cabeça

de tudo o que eu aspiro ser

e fazer

Vou me convencer de que este ano

será diferente.


Serei paciente esperando pela Primavera

pois eu aprendi

neste espaço de espera

que todas as coisas se tornam possíveis.


Caroline Avnit