quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Oficina de Cerâmica


Já não sei se foi no 1º ou 2º ano do "Cíclo", actuais 5º e 6º anos, que em "Trabalhos Manuais" tive Cerâmica, e adorei, fiz uma espécie de jarro, que já não me recordo que destino teve, mas nunca mais esqueci aquela experiência. Aliás, recordo tudo o que fiz nessa disciplina, um caderno para receitas, para a minha mãe, e que velhinho guarda ainda as receitas de família, e que uma das minhas irmãs ainda tem; um porta-lápis em couro, que usei orgulhosamente durante bastante tempo; e um saco em macramé de sisal, que ficou anos pendurado na despensa da minha mãe, e que ela nunca usou por ser demasiado estreito para as compras, e não ser elegante suficiente para passeio. Mesmo sendo apenas decorativo eu gostava de o ver ali. 

E a propósito, porque já não ensinam estas coisas em "Trabalhos Manuais"?! Já nem sequer existe a disciplina como tal, e porém essas manualidades são de grande importância. É lamentável.
Mas adiante, eu recordei sempre estas experiências, inclusivamente lembro-me ainda da professora Odete e do professor João, o que revela quão marcante foi para mim, e não apenas para mim, em conversa com outras pessoas da minha geração todos as recordam como gratas aprendizagens. E portanto, acalentei durante muitos anos o desejo de retomar as aulas de Cerâmica, que fui adiando pela inexistência de ateliers onde vivo. Até que no fim de 2023 duas corajosas empreendedoras, também apaixonadas pela cerâmica, resolveram criar um espaço onde ensinam esta arte, e eu imediatamente me inscrevi. 

Comecei por escolher fazer um queimador de óleos essenciais, e depois fiz um segundo, para a Letícia levar para o quarto dela. Fazia sentido ter começado por algo mais simples, não sei porque não pensei nisso, fui simplesmente para aquilo que queria, aliás, pensando agora, no expositor dos trabalhos feitos não existia nenhum, e eu gosto sempre de sair um pouco da tendência, mas enfim, com a devida orientação lá consegui criar os meus objectos com uma apresentação decente, pelo menos já inspirou outros, e serviu de capa aos trabalhos publicados pelo atelier, o que deve confirmar algo de bom. 

Criar com as nossas mãos proporciona uma imensa satisfação; imaginar e ver o objecto a tomar forma, é realmente gratificante. É também um momento de meditação, de foco, e o tempo passa de forma diferente; requer também paciência, é um trabalho de etapas, tem que secar naturalmente, com a humidade da chuva demora mais, e o forno só se liga quando houver fornada que o encha. Estou na expectativa agora de ver os meus objectos terminados, mas gosto tanto desta sensação de ansiar por algo! 

Tenciono continuar com este passatempo, tenho uma listinha de coisas para fazer, e muito ainda para aprender, é um óptimo projecto para 2024, e uma linda forma produtiva de começar o ano.