segunda-feira, 5 de março de 2012

Os desenhos animados são sempre pedagógicos?

Estou convicta que se não são, deveriam ser, pois a infância é a idade de ouro para a aprendizagem e absorção de informação. Sendo os desenhos animados o único ( supostamente)  programa que as crianças vêm diariamente a importância do que é recebido e retido é enorme. 

Porém, constato cada vez mais frequentemente que os desenhos animados são demasiado agressivos, seja nas  cores, rapidez de sequências, e "argumento", vazios de conteúdos ou veiculando mensagens questionáveis. 

Todas as manhãs, enquanto tomamos o pequeno-almoço vejo com as crianças os desenhos animados do Manny Mãozinhas; havia algo que me incomodava nas histórias, mas como nunca via um episódio completo, interrompido pela conversa, ou pelas minhas idas e vindas, entre a mesa e a cozinha, não chegava a alguma conclusão.

Contudo, um destes dias, subitamente, entendi o quê. Para quem não conhece, o Manny Mãozinhas é uma espécie de "faz tudo" da construção civil; serviços de trolha, de carpintaria, de mecânica, electricidade, etc. Com uma eterna boa disposição, uma prestabilidade inacreditável, o Manny é sempre oportuníssimo! Com ajuda das suas  inseparáveis Ferramentas ele nunca falha! Exceto quando as ferramentas resolvem tomar a iniciativa de fazer alguma coisa. Ou fazem alguma travessura. Ou se metem, e o metem em sarilhos.

No entanto, tudo se resolve pelo melhor, porque o Manny, sempre muito compreensivo, desculpa as Ferramentas, conforta-as, mima-as e anima-as, ensinando-lhes valiosas lições.
É que estas Ferramentas não são apenas objectos, elas falam, comem, conversam e fazem travessuras; tal qual crianças pequenas! Tornando a relação com o proprietário numa relação "pai-filhos".

Pronto. Era isto que me incomodava; uma personagem masculina, que vive sozinha, e trata as ferramentas com afecto! Que tem uma relação com coisas, como se fossem pessoas. Publicitar uma relação com objectos inanimados, tornando-os atractivos a ponto de lhes conferir características humanas, só me ocorre que possa incentivar o apego ao material.
E este personagem não é o único, há outro, chamado Bob Construtor que também mantém uma relação semelhante com os seus tractores, camiões e carrinhos.
Eu sei que é apenas um desenho animado, mas ainda assim, acredito que poderia ser pedagógico; ensinar a estimar os animais, a natureza, os amigos, retratando um quadro com o qual as crianças pudessem identificar-se.

Abre parêntesis: Depois disto que mais ninguém se admire com programas sobre pessoas que estão apaixonadas por paredes, pontes e outros objetos, como foi transmitido numa determinada reportagem, na tv ! Fecha parêntesis.

Conversando com as crianças transmiti-lhes as minhas considerações, e eles concordaram comigo; já tinham notado, inclusivamente, que as ferramentas " pareciam os filhos do Manny."

Os desenhos animados devem estimular a imaginação, a fantasia, e em simultâneo ensinar valores, transmitindo lições importantes na formação de personalidades. Tal como por exemplo, o Ruca. Infelizmente parece que este tipo de desenho animado se torna cada vez mais raro.

Portanto, não; os desenhos animados não são sempre pedagógicos, mas transmitem sempre mensagens! Só nos resta, a nós, aproveitar a oportunidade e transformar algo vazio de conteúdo ou de conteúdo questionável, numa lição positiva, ensinando os nossos filhos a analisá-los, desenvolvendo um sentido critico pessoal.
Ou simplesmente desligar a televisão. Contudo, para qualquer uma destas opções, temos mesmo que ver os desenhos animados.

Tenham uma ótima semana!