quarta-feira, 27 de março de 2013

Livros para Presentes de Páscoa

E se em vez de um ovo gigante de chocolate, oferecer um livro? Os livros são presentes excelentes, sempre!

Eis as minhas sugestões, para várias idades:

Via

"Matilde"
A história de uma menina de 5 anos que é absolutamente genial. Só que... os pais tratam-na como se ela fosse totalmente burra e malcomportada. No entanto, ela arranja forma de se "compensar" desses maus-tratos, e fá-lo das formas mais divertidas.
A história de Matilde muda quando entra para a escola, ao encontrar uma professora que a valoriza e lhe dedica amizade, mas onde no entanto acontecem coisas ho-rrí-veis!
O desfecho é feliz, como convém, e como Matilde merece.

Por vezes gosto de ler os livros dos meus filhos para ver o que andam a ler, e foi o caso deste. Gostei muito mesmo, dei  várias gargalhadas com as peripécias de Matilde.

Autor: Roald Dahl
Editora: Terramar
Pág. 248


via
"Lucas Scarpone, seis fantasmas e meio"
Lucas é um gato escritor de livros de mistério, que se torna agente secreto por força das circunstâncias. No entanto, a área de investigação dele é o transcendental. As suas aventuras pessoais misturam-se com as da profissão, tornando a leitura muito animada e compulsiva. (O Duarte que o diga!)
Tem vários volumes.

Autor: Álvaro Magalhães
Editora: Asa
Pág. 109

Via
" A Floresta"
Isabel é filha única, e vive numa casa com um jardim enorme, por onde se passeia e brinca. O sonho dela é encontrar um anão, mas a empregada já lhe disse que não existem. Porém, a brincar, ela prepara uma casinha na árvore do jardim, para um anão. E um dia, tem uma grande surpresa!
Um clássico que tem encantado gerações de crianças, e continua a angariar admiradores.

Autor: Sophia de Mello Breyner
Editora: Figueinhas
Pág: 72

Via

" A árvore generosa"
Numa escrita concisa a história de um menino e de uma árvore é contada através dos anos, e da vida de ambos. A árvore proporciona ao menino frutos, sombra, tranquilidade e até a própria vida. De uma forma simples, aborda temas como a amizade, egoísmo, envelhecimento e morte.
Uma das histórias mais comoventes e marcantes que já li, sem dúvida uma das minhas favoritas de sempre, ao nível do Principezinho.

Autor: Shel Silverstein
Editora: Bruáa Editora
Pag: 56

Via

"Não berres comigo, pai!"
O pai da Helena fala a berrar; parece que está permanentemente zangado e assusta a Helena. É assim há muitas gerações. A filha não gosta, e não quer ser como ele; para evitar isso ela foge, mas as coisas acabam por se resolverem.
Acho a história mais um alerta para os pais e cuidadores de crianças, pois frequentemente falam num tom desnecessário. Porém, a moral é tranquilizadora: o amor de pai está lá!

Autor: Moni Port, Philip Waechter
Editora: Livros Horizonte
Pág: 32


Via
"O favorito da mamã"
O Ratinho Mari questiona-se sobre quem será o favorito da mãe; o bebé, a quem a mãe dá mais queijo? A irmã que está longe, a quem a mãe envia encomendas ? E vai fazendo algumas tropelias para obrigar a mãe a dar-lhe atenção. No entanto, a resposta à pergunta que tanto o inquieta surge inesperadamente, quando é perseguido por um gato, e sem hesitações a mãe o salva. Afinal a mãe ama todos os filhos!
Este sentimento é um "clássico", sendo frequentemente causa de algum comportamento mais turbulento. É bom encarar o tema de frente.

Autor: Brigitte Sidjanski
Editora: Ambar
Pág:40

Juro que não encetei uma campanha contra os chocolates e amêndoas (só contra os que fazem mal à saúde!), mas certamente as crianças recebem-nos sempre de alguém, enquanto livros já não. E estes ficam, para serem saboreados muitas vezes.

Até breve!