via |
"Férias" é uma palavra que arranca sorrisos a qualquer pessoa, mesmo que não tenha planos de partir para lado algum; porque de qualquer forma, é sempre bom. É tempo de descansar, de dormir até tarde, de encontrar amigos, de ir à praia e fazer piqueniques. No entanto, ninguém vibra mais com as férias do que as crianças!
Há dias, o Duarte dizia-me que já tinha saudades daqueles dias de férias, em que tomava um banho na piscina, e ia ver desenhos animados para a sala, ainda com o cabelo molhado, com a persiana meia descida. Achei graça a estes detalhes, porém na infância são estes pormenores que marcam e deixam lembranças para sempre.
As férias permitem quebrar rotinas, dormir mais tarde e acordar mais tarde, fazer refeições mais relaxadas, pois não há horários a cumprir. Encontros com amigos e familiares nas casas de uns e outros e brincadeiras todo o dia.
Embora eu ache importante que as crianças tenham regras e as sigam, penso que nas férias podem desobedecer um pouco a essas regras impostas ao longo do ano. Que sintam as férias como um repouso e tempo de diversão merecidos, após um ano lectivo a estudar, e a acordar cedo.
As férias são um tempo de recompensa e construção de memórias.
Tenha um óptimo fim-de-semana!