sexta-feira, 7 de junho de 2013

Receita para o fim-de-semana: Bolo de Comunhão

As flores do bolo são orquídias verdadeiras!

Bem sei que os bolos tradicionais estão totalmente fora de moda. Os bolos 3D reinam, com os seus bonecos e flores que mais parecem esculturas. Conheço uma pessoa que  faz autênticas obras de arte, até dá vontade de os guardar na vitrina, em vez de comer. No entanto, os adeptos desses bolos que me desculpem, mas em matéria de comida, ainda que concorde que os olhos também comem, continuo a privilegiar o palato.
Por isso, sim, fui eu que fiz o bolo de Comunhão da Letícia.

Ela queria um bolo de Comunhão cor-de-rosa; não interessa que o convencional seja branco, ela queria rosa. Fiz três bolos de ensaio, e a Letícia escolheu este. Todos gostaram, um bolo de sabores simples, naturais e fresco. Bom para um dia de calor; os pequenos já me pediram para o fazer mais vezes, este verão.

Bolo de Primeira Comunhão Cor-de-Rosa

Ingredientes:
6 Ovos
150 gr de açúcar
150 gr de farinha com fermento
Uma fava de baunilha
uma embalagem de queijo-creme ( tipo philadelphia)
Um pacote de natas
3 colheres de açúcar ( ou a gosto )
Uma chávena de morangos ralados
Uma saqueta de Chantifix

Como fazer:
Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo. Abrir a fava de baunilha, retirar o interior e juntar ao creme de ovos. Bater as claras em castelo; juntar a farinha e as claras ao creme anterior, envolvendo delicadamente.
Untar e enfarinhar uma forma; colocar o creme na forma e levar ao forno a 180º, até cozer. Fazer o teste do palito. Desenformar, e deixar arrefecer.

Para o creme:
Bater as natas como para chantilly e o Chantifix; juntar o queijo-creme e envolver. Acrescentar o açúcar e os morangos. Envolver tudo delicadamente. Rechear  e cobrir o bolo com este creme, levando-o ao frigorífico até servir.

Fiz a receita a dobrar, e rendeu um bolo suficientemente grande.

Tenha um óptimo fim-de-semana!