sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Receita para o fim-de-semana: Fofos de Limão



Gosto muito dos sabores citrícos, e nesta época do ano o limão acaba por ser uma opção frequente. Quando vi estes Fofos pareceu-me que seria mais uma variante. E muito apetecível. Portanto, não demorei a testá-los.

Confesso que fiz alguma batota, como já me é característico ao executar as receitas. Desta vez foi na quantidade de leite; não consegui juntar os 250 ml pedidos, pois a massa estava já muito líquida. Respirei fundo, fechei os olhos e fiquei-me pelos 150 ml.

O surpreendente foi que as crianças adoraram! Longe vai o tempo que só o chocolate lhes agradava...

Fofos de Limão


 Ingredientes
1 Limão
50g de Manteiga
200g de Açúcar
3 Ovos
1 Colher de chá de essência de baunilha
250ml de leite
50g de farinha

Preparação
Ligue o forno a 180º
Bata o açúcar, a manteiga e as raspas do limão.
Esprema o sumo do limão e junte ao preparado anterior, juntamente com a baunilha, as gemas, o leite e farinha. Bata esta massa para que fique homogénea. (esta massa fica mais liquida que o habitual, mas é perfeitamente normal.
Monte as claras em castelo firme e envolva na massa.
Unte uma forma com margarina e polvilhe de farinha.
Eu fiz os meus em ramequins untados.
Deixe arrefecer um pouco, desenforme e polvilhe com açúcar em pó.
Decore com casca de limão.


Usei ramequins também, e nem os desenformei. Rendeu sete, número infeliz para família de quatro que gosta de repetir! Decorei com açúcar apenas.


Receita retirada ipsis verbis d'O Barriguinhas.