Normalmente, o jantar é o momento que reune todos os membros da família, e portanto a altura perfeita para conversarem e para os pais se inteirarem de como os filhos passaram o dia.
-Então, como te correu o dia?
-Bem.
- Aconteceu alguma coisa hoje?
-Não, foi o costume.
Este diálogo parece-lhe familiar? Pois é, parece que os filhos estudaram todos pela mesma cartilha. Boicotam-nos a tentativa de conversa com a mestria de quem tem a sabedoria nos genes. Sem esforço algum. Enquanto nós, pais, nos sentimos encostados a um canto sem escapatória possível. A maioria rende-se e desiste, sentindo-se frustrada e culpada. Porque o diálogo pretendido resultou praticamente num monólogo.
Há dias, uma mãe comentava comigo que não entendia porque o filho não lhe tinha contado algo que acontecia na escola; dizia-me que todos os dias lhe perguntava como tinham corrido as aulas. Que o filho tinha abertura com ela para lhe falar do que quer que fosse.
Pela minha experiência, não vamos lá com perguntas gerais. Temos que ser mais específicos, e se as respostas forem do mais sintético que há, como "sim/não", insistir no desenvolvimento.
Comecemos pela criação da situação ideal: Televisão desligada e mesa posta para todos. Tenho horror a filhos comendo em tabuleiros, dentro dos seus quartos, em frente à t.v. . Este cenário causa-me pesadelos.
Orientar a conversação colocando perguntas como:
- Estão satisfeitos com o dia de hoje?
- Porque sim? Porque não?
- O que fizeram nas aulas? / O que aprenderam de novo nas disciplinas do dia?
- Aconteceu alguma coisa em particular com algum dos vossos colegas?
- O professor /professores enviaram algum recado? Marcaram T.P.C.'s ?
- O que comeram ao almoço? Estava bom? Com quem se sentaram na cantina?
- Comeram o lanche? Ou ficou na mochila esquecido?
- Com quem brincaram no recreio?
As crianças não poderão evitar perguntas tão directas, e a cada resposta acabamos por desenvolver uma conversa que nos permite conhecer a rotina dos nossos filhos, saber como interagem, como se alimentaram, e ficar a par do que se passa na escola. Para além disso, desenvolvemos um vínculo com eles que se baseia na comunicação, e que nos permite orientá-los. Há muitas situações que os filhos nos relatam, sem ter noção de que tenham alguma gravidade, e que de facto tem; proporcionando uma janela para que falemos, esclarecendo e orientando comportamentos e opiniões.
Falar com os filhos, e saber como passaram o dia é muito mais importante do que poderá parecer. Muito mais do que curiosidade, é obrigação dos pais.