Via |
Portanto, a responsável deste programa já pôde apresentar algumas conclusões, à entrevistadora, que interessam a quem deseja alcançar semelhante longevidade; a saber:
- Vida social: Estas pessoas convivem com familiares e amigos habitualmente; saem diariamente para jogarem às cartas, tomarem um chá, ou jogarem bingo. Alguns, já viúvos, namoram e têm encontros amorosos, o que os motiva para sairem para dançar ou fazer jantares românticos.
- Exercício: Todos fazem exercício físico diariamente, sendo a caminhada de 45 minutos o exercício ideal. Caminhar 3 horas não tem mais benefícios do que caminhar três quartos de hora.
-Bebidas: Todos bebem diariamente um copo de vinho. Branco ou tinto é indiferente. E também café, entre um a três, diariamente, não faz mal algum, pelo contrário.
Achei estas conclusões muito interessantes, fazem todo o sentido para mim. Sem dúvida que o romance prolonga a vida, ou alguém duvida? Encontrar amigos e fazer com eles programas, obriga as pessoas a sairem de casa, a terem motivos para se arranjarem, e enquanto convivem o cérebro está a activo.
As caminhadas fazem-se ao ar livre, e para além de contribuir para a boa forma física, o sol proporciona-nos vitamina D, indispensável para o nosso bom humor. Veja aqui mais benefícios.
Ignoro se o vinho ou o café têm de facto propriedades que potenciam a longevidade, porém, o que eu sei é que o momento de degustação dessas bebidas nos provoca um certo prazer, e esse desfrutar do momento, de um copo de vinho, por exemplo, é realmente um dos segredos para viver bem.
O sorriso foi algo que não foi referido mas que eu notei ser comum a todos os entrevistados. Parece-me que estar de bem com a vida, e gostar de viver é também fundamental!