segunda-feira, 15 de junho de 2020

Dica de Leitura - "1984"


Via
O Duarte, por gostar muito da temática dos mundos distópicos, já tinha lido este livro há uns 3, 4 anos, mas a Letícia nunca se mostrou interessada, apesar de tanto ele como eu lhe indicarmos a leitura, porém, durante a quarentena, veio perguntar-me pelo livro. Leu-o em pouquíssimos dias; e a cada paragem vinha comentar, perplexa, como determinada situação se via na prática, actualmente. Há anos que "1984" é interpretado por uns, como um livro profético, e desdenhado por outros, como sendo apenas teoria da conspiração, mas foi dele que saiu o famoso "Big brother", conhecido por quem o leu e não leu.

Agora, a propósito das medidas impostas pelo corona vírus, e mais ainda, pela sanha racial dos últimos dias, tem sido citado frequentemente, em virtude de assentar como uma luva, aos derradeiros acontecimentos. Já não se podem rir os que lhe imputavam teorias de conspiração, são conspirações talvez, mas agora factos! 

Por exemplo, o Buraco da memória, é um mecanismo usado para alterar ou destruir documentos, fotos, gravações e textos, considerados inapropriados, dando a impressão de que algo nunca aconteceu, ou ainda reescrever a narrativa de forma conveniente. Isto lembra-me os monumentos e estátuas vandalizados, por estes dias, por representarem episódios da História que muitos condenam. 
Outro exemplo, é o Duplipensar, 2+2=5, ou seja, aceitar crenças contraditórias ao mesmo tempo, sem noção de serem contradições. E isto reporta-me para as constantes informações contraditórias da OMS e da DGS, relativamente ao Covid19. E por aí fora vai. 

Mais do que uma leitura obrigatória, por se tratar, quanto a mim, do melhor livro sobre sociedades distópticas, é um grande alerta, para que os cidadãos compreendam o que se projecta para a nossa sociedade, e se definam, relativamente a ela - é isto que queremos? Aceitamos ou rejeitamos? 

há a tentativa de apagar o passado para manipular o presente e, consequentemente, o futuro. "Quem controla o passado controla o futuro; quem controla o presente controla o passado" é uma das frases mais conhecidas do livro situado numa ditadura onde "a história não passava de um palimpsesto, raspado e reescrito tantas vezes quantas fosse necessário".... - Veja mais em https://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2019/06/07/odio-via-whatsapp-aos-70-anos-o-que-1984-de-orwell-diz-sobre-nos/?cmpid=copiaecola
há a tentativa de apagar o passado para manipular o presente e, consequentemente, o futuro. "Quem controla o passado controla o futuro; quem controla o presente controla o passado" é uma das frases mais conhecidas do livro situado numa ditadura onde "a história não passava de um palimpsesto, raspado e reescrito tantas vezes quantas fosse necessário".... - Veja mais em https://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2019/06/07/odio-via-whatsapp-aos-70-anos-o-que-1984-de-orwell-diz-sobre-nos/?cmpid=copiaecolaRetrata uma sociedade completamente dominada pelo sistema político, que sendo altamente repressivo e controlador, domina os cidadãos, pela lavagem cerebral e coerção, e estes não possuem liberdade nem sequer capacidade crítica. Portanto, a personagem principal, Winston  começa a despertar, a questionar, a procurar a verdade. E torna-se um perigo, uma ameaça intolerável. 
Título: 1984
Autor: George Orwell
Editora: Antígona
Nr. de págs. 327