terça-feira, 9 de junho de 2020

Pacientes assintomáticos não contribuem para a propagação do vírus - OMS

 
Via Ohh deer blog

Eu não conheço ninguém que tenha morrido de covid-19, nem sequer tenha estado ou esteja doente. E quando pergunto a outras pessoas, a resposta também tem sido negativa. Portanto, conheço já muitas vítimas deste vírus. A minha amiga, que finalmente tinha encontrado trabalho ( aos 56 não interessa quase nada a experiência, grau universitário, bom aspecto, desenvoltura), foi dispensada na véspera de começar, após período provatório. Ao casal de vizinhos que estão ambos em layoff e desde já muito apreensivos. A loja, pequeno negócio de família, que já fechou portas, por não aguentar as contas que chegaram; a caixa solidária, que diariamente é enchida e esvaziada, no centro da vila; a amiga da minha filha, cujos pais com vencimentos reduzidos, lhe disseram que já não pode ir para o curso que quer, porque não conseguem pagar uma Faculdade longe de casa. E etc. , etc. . 
E isto, estou convencida, receio muito que esteja apenas a começar, que seja apenas a ponta do icebergue. 

Portanto, todas as vezes que as pessoas clamam por segurança, reagindo contra aqueles que ousam retomar a vida, seja porque foram a uma manifestação, à praia, ao restaurante, à esplanada, e por aí fora, deviam lembrar-se que estão a recusar aos outros a liberdade de tentarem prosseguir com a vida. Estão a negar, devido ao próprio medo, a possibilidade de outros ganharem a vida, exercendo as suas diversas actividades, que suportam todas estas pessoas, e que fazem girar a economia. 
Lembro-me daquele meme que circulou, com um homem dentro de um caixote de cartão, dizendo: perdi o emprego, o carro, 20.000€, e a casa, mas venci o covid-19! 
Passaram aquela ideia de que vale tudo, para não apanhar o covid19. Até mesmo perdermos a nossa liberdade. O medo, tão eficazmente propagado pelos media, entrincheirou as pessoas, paralisou-as. Mas não estão agora a fazer o contrário, pois não? Propagando constantemente as boas notícias. Como esta:

Pacientes assintomáticos não contribuem para a propagação do vírus, revela Organização Mundial da Saúde


Pois não! Porque os media vendem muito melhor as más notícias.

Por conseguinte, estivemos fechados em casa 3 meses, inutilmente. E economia parou desnecessariamente.
Eu não contribuí para os números de vítimas do corona vírus, prossegui a minha vida e deixei os outros prosseguirem com a deles, estou satisfeita e apaziguada. E por isso, vos insto, procurem a informação nos sítios alternativos ao mainstream; procurem artigos e entrevistas de cientistas, bacteriologistas, epidemiologistas, aqueles que conhecem a matéria, e desde o início tiveram um discurso tranquilizador com conhecimento de causa. Se ainda estão dominados pelo medo, cada vez há mais pessoas a compreender a grande farsa que tudo isto foi, procurem quebrar essas correntes que vos aprisionam, vivam e deixem viver!