quinta-feira, 9 de junho de 2022

Moda de particulares para consumidores únicos

 

Marca francesa, T.shirt made in Portugal

As redes sociais podem ser viciantes e terem ainda outros defeitos graves (como censura, publicidade excessiva, e abuso dos dados privados dos usuários, etc), mas também têm o seu lado positivo: divulgação de informação que o mainstream oculta, por exemplo, e uma série de outras coisas como serem plataformas de lançamento, de negócios, para o cidadão comum. O YouTube já o era, porém, para uma  geração mais jovem, dirigida ao entretenimento, mas vejo agora como o Instagram, por exemplo, oferece uma série de negócios de pessoas mais maduras, que tendo começado como influenciadores de moda, ganharam seguidores suficientes, para lançarem linhas de roupa, cujos seguidores mostraram vontade de adquirir. É aliás, uma forma muito esperta de analisar o mercado. 

São pessoas que desenham pequenas colecção, tendo em conta a forma como elas serão confeccionadas, e onde, porque têm preocupações ambientais e vontade de participar em modelos de indústria e comércio mais justos. Portanto, preferem confecções nacionais ou europeias, e materiais reciclados e, ou, de origem não-animal. 

Obviamente, não sendo produzidos em quantidades massivas, nem em países onde os direitos dos trabalhadores são inexistentes, os preços do produto final são mais elevados. Contudo, também nisto há uma afirmação ecológica a ter em conta, em vez de comprar 2 ou 3 casacos por estação, compra-se apenas um; mas esse será de tal forma especial que se habilita a ser guardado e preservado durante muitos anos. Quicá, até a passar para a próxima geração, como está a acontecer cá em casa. 

Esse é o caminho da sustentabilidade, menos compras, mais qualidade. Além de que, vestir uma peça que mais ninguém possui, tem um certo encanto intemporal, e define um estilo muito pessoal. São investimentos que valem a pena. 

Deixo alguns exemplos: 

Respira Amor - Portugal

Living Tide Swimwear  - Portugal

Daphne Moureu - França  ( parte produzido em Portugal) 

Stoned & Wasted - U.K. 

SarahKJP - E.U.