segunda-feira, 27 de junho de 2022

Dica de leitura - Os Peixes Também Sabem Cantar

 

Via


Foi dica de leitura, e o primeiro livro que li sobre a Islândia, de um autor islandês que, inclusivamente, ganhou o Nobel da Literatura em 1955. Os nomes são difíceis de pronunciar, mas como gosto muito de línguas, diverti-me bastante a pronunciá-los em voz alta, tentando alcançar o sotaque islandês. Portanto, foi mais um bónus. 

Através da história de Álfgrímur, um jovem adoptado por um casal de velhotes incomum, que o cria desde bebé, e cuja infância simples pressagia um futuro vulgar, acompanhamos também a história do país e da capital, Reikjavick, no princípio do século XX. Por essa altura, a sociedade está em profunda mudança, de minúscula cidade piscatória medieval, em direcção à modernidade, quando mecaniza, finalmente, a indústria da pesca. 
Em paralelo, a vida de Álfgrímur prossegue, desenvolvendo-se em pequenos episódios entrelaçados com uma sucessão de personagens sui generis, dos quais se destaca o, internacionalmente famoso, cantor islandês Gardar Hólm, que terá impacto decisivo no futuro do protagonista. 

O que mais me impressionou nesta história, de real, foi o valor do conhecimento, e da sua cultura, que os islandeses possuíam apesar da pobreza, e dureza da vida. E de como tão rapidamente o país passou de uma nação pobre, a rica e moderna. Isto diz muito da mentalidade deste povo. 
Relativamente à história, a riqueza de todos os personagens é fascinante, reside neles uma doçura inesperada, considerando as suas vidas duras e rigorosas; e o enredo, apesar de linearmente simples, é afinal intrincado, e insuspeito, proporcionando ao leitor uma surpresa a cada esquina. 
É por tudo isto uma leitura que recomendo muito.

Título: Os Peixes Também sabem Cantar
Autor: Halldór Laxness
Editora: Cavalo de Ferro
Nr de págs: 308