quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias do Jardim

 


Em Junho o jardim está maravilhosamente perfumado, sobretudo pelas Coroas-de-rei, e Madressilva, que produzem um odor subtil e espantosamente agradável, fazer um perfume com esta combinação, não sei se já existirá, parece-me que seria um sucesso estrondoso. Só por respirar estes cheiros já fico feliz, cada vez que estou lá fora. Porém, há mais. 
O pé de Brincos-de-Princesa não pára de produzir flores, as hortênsias brancas estão com uma floração abundante, as hortênsias azuis com floração moderada, e a rosa tem somente 3 flores, o que comparativamente com o ano passado é um sucesso, já que tinha sido 0.

A roseira cor-de-fogo tem produzido botões non-stop, desde há 2 meses, e as dálias brancas, cujos tubérculos ficaram na terra durante o Inverno, e se adiantaram relativamente às outras, também tem tido uma floração espantosa. 

 

Os morangueiros têm sido produtivos q.b. e o framboeseiro também mas com imensas flores, pelo que antevejo produção abundante brevemente. A videira não tem tantos cachos como em 2023 mas estão mais saudáveis, de notar que não leva tratamento algum. E o jovem pé de maracujaleiro da bordadura também está carregado de frutos, ao contrário do que está no vaso, cujas flores caíram secas, embora sendo sempre regado, umas após outras, a terra faz toda a diferença. As abelhas apreciam, e eu adoro proporcionar-lhes este banquete. 


As saudades rosa têm também produzido flores em número razoável, mas de forma consistente, e por serem duradouras, são um elemento indispensável no jardim. Assim como os gerânios, produziram todo o Inverno, e continuam. 

Persisto na caça nocturna dos caracóis, que, quando me esqueço de lhes colocar as campânulas, em apenas uma noite conseguem devorar um pé promissor de dálias, e deixar apenas um caninho estéril, como provocação. Não me dão tréguas... mas faz parte, se não quero matá-los. E por isso, acabei de retirar as Hostas da terra, e transplantá-las em vasos, estavam a ser dizimadas, estão agora em recuperação. Queria tê-las na bordadura e vou tê-las, mas somente quando estiverem frondosas, e envasadas. Assim posso retirá-las à noite, para evitar esses ataques. Que trabalheira, não é?! Pois, quem jardina sabe que dá muito trabalho. Mas é tão compensador! 

Tenho feito arranjos florais para a mesa da sala de jantar e hall de entrada com as minhas flores, e isso causa-me uma satisfação tremenda, embora sempre que corte um pé de flor hesite, gosto tanto de as ver lá no jardim! Então, tento fazer cortes equilibrados para que tanto fora de casa como dentro haja beleza natural e cor. 

O nosso Jardim está tal qual um jardim Inglês, abundante, desordenado, algo selvagem e muito verde! Esta chuva copiosa tem resultado nisto, uma visão verdejante, um panorama fresco e vivo. Sinto-me tão feliz de cada vez que o contemplo, mesmo através da porta da sala, que magnífica visão!