terça-feira, 10 de julho de 2012

Isto é mesmo Portugal?



Segundo a Visão, este vídeo feito por um norte-americano, é um dos mais belos vídeo feitos sobre Portugal; que conquistou o Youtube e o FB. Mas será realmente assim?!

Apesar de concordar que o vídeo é bonito, a música ajuda imenso, e a forma como está feito também, não me revejo naquele Portugal. Parece-me Lisboa apenas, e não sei se todos os lisboetas se revêem no filme, mas definitivamente Lisboa não é uma amostra, por si só, de Portugal. 

Na minha opinião, se querem conhecer Portugal, têm mesmo que sair de Lisboa. A capital é demasiadamente cosmopolita, uma óbvia miscelânea de culturas e povos que não é de todo representativa da alma portuguesa.

Um estrangeiro que nunca cá tenha estado e veja este filme não vai ficar com boa opinião sobre o nosso país. Está certo, estas imagens que reflectem pobreza fazem parte do nosso cenário, mas  tornam-se extremamente redutoras; é como se ao pintar um corpo detalhadamente, lhe retirássemos os traços faciais.

A minha única concessão vai para aquela última imagem, do mar ao por-do-sol, isso sim, é Portugal, e poderia muito bem simbolizar a alma portuguesa. 

Até breve!